Um paciente oncológico que dependia de ventilação mecânica morreu durante transferência da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp). A morte foi confirmada apenas neste sábado (31/01) pelo Hospital das Clínicas.
O paciente, que não teve sua identidade revelada, “apresentou instabilidade clínica, recebeu atendimento imediato da equipe responsável, com reversão do quadro, mas posteriormente evoluiu a óbito”, diz a nota.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
O incidente ocorreu após um incêndio atingir a área técnica da caldeira e do gerador de energia do Icesp na tarde de sexta-feira (30/01). O fogo começou às 13h58 em uma área externa do complexo hospitalar do HC, localizado na Avenida Doutor Enéas Carvalho de Aguiar, no Jardim Paulista, Zona Oeste da capital paulista.
A fumaça gerada pelo incêndio se espalhou pelo complexo hospitalar, afetando também o Instituto do Coração (InCor) e o prédio da Secretaria Estadual da Saúde (SES). O Corpo de Bombeiros enviou 18 viaturas ao local por volta das 14h e conseguiu controlar as chamas aproximadamente às 17h20, após três horas de trabalho.
Leia mais: Incêndio atinge prédio do Instituto do Câncer, em SP
Investigação das causas
O 14º Distrito Policial de Pinheiros instaurou inquérito para apurar as causas do incêndio. Peritos do Instituto de Criminalística examinarão o local para identificar a origem do fogo. Em 2023, um caso semelhante ocorreu quando um incêndio atingiu a caldeira de refrigeração do InCor.
A Enel informou que o incêndio aconteceu no gerador do hospital enquanto a rede elétrica da distribuidora estava desligada para a realização de um serviço emergencial na região. “A companhia já restabeleceu o fornecimento de energia para o Incor e está atuando para dar todo apoio necessário à instituição”, declarou a empresa, que disponibilizou dois geradores e uma equipe para auxiliar o hospital.
