Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilPadilha diz que escolas de medicina podem ser proibidas...

Padilha diz que escolas de medicina podem ser proibidas de aplicar vestibular

Resultado do Exame Nacional de Formação Médica gerou preocupações no Ministério da Saúde

O ensino médico no Brasil precisa melhorar e o governo federal está dando um “choque de realidade” para essa evolução, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, nesta quinta-feira (22/01), depois da divulgação do resultado do Exame Nacional de Formação Médica (Enamed), que revelou na segunda-feira problemas em uma série de instituições de ensino.

“Se essas instituições não melhorarem, não vão poder mais fazer vestibular, ampliar e talvez não vão mais funcionar…Se não tiver medidas de melhora e isso não apareça no futuro elas podem ser descredenciadas”, disse Padilha a jornalistas após visitar um hospital federal no Rio de Janeiro.

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) divulgados na segunda-feira (19/01), dos 304 cursos de medicina de instituições de educação superior públicas federais e privadas que participaram do Enamed, 204 (67,1%) alcançaram conceito 3 a 5 do Enade, considerados satisfatórios.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

Mas outros 99 cursos (32%) ficaram com notas nas faixas 1 e 2, com menos de 60% dos seus estudantes apresentando desempenho considerado adequado no Enamed.

Padilha disse que no governo anterior houve uma proliferação vertiginosa de vagas em faculdades privadas de medicina sem a devida avaliação da qualidade do ensino.

Segundo o ministro, o Enamed e a avaliação progressiva dos alunos podem contribuir para o avanço na qualidade do ensino. “O ministério está colocando a casa em ordem… O Enamed vai dar um choque de realidade e terapias para cuidar da qualidade da formação médica”, acrescentou.

O resultado do exame está sendo questionado na Justiça pela Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), que afirmou na terça-feira que “condução da edição de 2025 está marcada por inconsistências relevantes”.

Leia mais: Presidente do CFM critica “resultados pífios” de exame que avaliou médicos

Padilha afirmou ser favorável a um exame de proficiência para que médicos formados possam exercer a profissão e acredita que o Enamed poderia ser exame de ordem para a categoria, mas lembrou que o tema precisa obrigatoriamente ser debatido pelo Congresso Nacional.

Questionado sobre a judicialização do exame, Padilha afirmou que “há espaço para sugestões e justificativas. Mas todas as justificativas até agora na Justiça não deram certo”.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Árvores caídas causaram transtornos e falta de energia em São Paulo

Ventos fortes deixam 2 milhões de imóveis sem luz em SP; Sabesp relata falta d’água

Na capital, as rajadas atingiram 98 km/h por volta das 8h, conforme medição da Defesa Civil, resultando em centenas de quedas de árvores
Cartelas da Mega da Virada

Mega da Virada: Veja os números que mais saíram na história do sorteio

Prêmio estimado para sorteio deste ano é de R$ 1 bilhão
Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

A falta de eletricidade impede o bombeamento de água para as residências após ventania registrada nesta quarta-feira (10/12) na capital e na Região Metropolitana de São Paulo
IPTU 2026: entenda as isenções, descontos e como pagar

IPTU 2026: entenda as isenções, descontos e como pagar

Levantamento da TMC mostra os reajustes, alíquotas e como consultar os valores do IPTU 2026 em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, BH, Curitiba e DF