O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de perigo para tempestades que atinge 352 municípios paranaenses. O alerta começou a valer às 22h de quinta-feira (11/12) e segue até às 23h59 desta sexta-feira (12). As previsões apontam para chuvas entre 50 e 100 mm diários e ventos que podem atingir 100 km/h.
O fenômeno meteorológico traz riscos de queda de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos em várias regiões do estado. Um sistema de baixa pressão localizado no Paraguai favorece o retorno do fluxo de umidade para o Sul do Brasil, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
O aviso abrange desde pequenas cidades como Boa Esperança, Nova Santa Rosa e Cruz Machado até municípios maiores como Marechal Cândido Rondon. A lista inclui localidades como Abatiá, Altamira do Paraná, Altônia, Alto Paraíso, Alto Paraná, Alto Piquiri, Alvorada do Sul, Amaporã, Ampére e Anahy.
As regiões Oeste, Noroeste e Norte Pioneiro do Paraná serão as mais afetadas. O tempo instável predominará em todo o estado durante esta sexta-feira, com as áreas norte, centro e oeste enfrentando chuvas, temporais, rajadas de vento e descargas atmosféricas.
Os maiores volumes de precipitação ocorrerão nas regiões oeste e sudoeste. No centro-sul, sudeste e faixa leste, os acumulados podem ultrapassar 100 mm. Para o fim de semana, a situação no centro-oeste paranaense pode ser mais crítica, com índice pluviométrico potencialmente superior a 200 mm.
As cidades sob alerta representam mais da metade dos municípios do Paraná. O Inmet e o Simepar mantêm o monitoramento das condições climáticas no estado, com previsões específicas para sábado (13/12) e domingo (14/12).
“Nesse cenário, pancadas de chuva com trovoadas já devem ocorrer desde o noroeste até o oeste paranaense nesta quinta-feira, que se prolonga na sexta-feira, com risco elevado para temporais em toda a faixa oeste, que vai desde a região de Capanema, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon até o noroeste, Maringá, Paranavaí, se estendendo até mesmo ao norte pioneiro, como nas regiões de Santo Antônio da Platina”, afirmou um especialista do Simepar.
As tempestades devem continuar nos próximos dias, com intensificação das chuvas em determinadas regiões. Não foram divulgadas informações sobre possíveis interrupções em serviços públicos ou medidas preventivas específicas adotadas pelos municípios afetados.
