A Igreja Batista da Lagoinha afastou o empresário Fabiano Zettel de suas funções pastorais após ele ter sido alvo da Operação Compliance Zero. A instituição divulgou nota oficial nesta quinta-feira (15/01), um dia após a detenção temporária do pastor, que também é cunhado do ex-banqueiro Daniel Vorcaro.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
Zettel foi detido na quarta-feira (14/01) durante a segunda fase da operação que investiga supostas fraudes realizadas pelo Banco Master por meio de fundos de investimento. A prisão ocorreu quando ele se preparava para deixar o Brasil em um jatinho particular com destino a Dubai, mas foi liberado algumas horas depois pelas autoridades.
A operação policial, realizada em Minas Gerais, mirou pessoas potencialmente envolvidas em irregularidades financeiras. Segundo a igreja, Zettel já não exercia qualquer função na instituição desde novembro de 2025, aproximadamente dois meses antes da ação policial.
Em comunicado oficial, a Igreja Batista da Lagoinha explicou: “A respeito da prisão de Fabiano Zettel, esclarecemos que, tão logo surgiram as primeiras informações relacionadas à operação, com o objetivo de que os fatos fossem devidamente apurados, ele foi afastado de qualquer atividade de natureza ministerial que exercia na Igreja Batista da Lagoinha Belvedere”.
A instituição religiosa destacou que “não possui controle sobre a vida pessoal, profissional ou sobre atos individuais de pessoas que, eventualmente, frequentem seus cultos ou atividades, uma vez que a participação em uma igreja não configura vínculo jurídico, administrativo ou representativo”.
A Lagoinha também informou que tomará providências legais contra o que chamou de “disseminação de informações inverídicas”. A igreja afirmou que “adotará todas as medidas jurídicas cabíveis, incluindo ações por denunciação caluniosa, falsa comunicação de crime, bem como outras providências legais que se fizerem necessárias, a fim de resguardar sua honra, sua história e sua missão”.
O comunicado finaliza reafirmando “seu compromisso com a verdade, com a legalidade e com os princípios éticos e cristãos que norteiam sua atuação ao longo de sua trajetória”.
Leia mais: Cunhado de Vorcaro alvo da PF é pastor e sócio de rede de açaí
As autoridades não divulgaram detalhes sobre as investigações em andamento nem sobre o papel específico que Zettel teria desempenhado nas supostas fraudes. A igreja buscou esclarecer que não tem relação com a Operação Compliance Zero ou com a CPMI do INSS.
