Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilPesquisa revela: a maioria (51%) dos brasileiros só soube...

Pesquisa revela: a maioria (51%) dos brasileiros só soube agora que a COP 30 ocorre em Belém

O evento que reúne lideranças políticas nacionais e internacionais para discutir mudanças climáticas, fortalecer compromissos e buscar soluções econômicas para redução de emissões de gases, entre outras pautas, teve seu início na segunda-feira, (10/11).

Apesar do evento ter grande importância e destaque na imprensa e organizações do país, segundo dados da pesquisa, que entrevistou 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais, entre os dias 6 e 9 de novembro, 51% dessas fontes descobriu recentemente que o evento acontece em Belém.

A pesquisa possui margem de erro, de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%

Sobre as percepções da população, o estudo aponta que 41% dos brasileiros acreditam que a COP 30 trará resultados mais positivos para o Brasil, enquanto os outros 41% entendem que o evento não trará grandes mudanças. Para 7% dos entrevistados, os resultados serão mais negativos.

Na internet, 39,1% das menções sobre a COP 30 também são positivas, segundo análise da Torabit, que traz o monitoramento do evento nas redes sociais de acordo com a opinião pública e política, pelo período de 01/10 a 10/11.

As regiões do Brasil mais engajadas nas redes sociais são: Pará, estado em que ocorre o evento, seguido por São Paulo e Rio de Janeiro. Nas postagens, os assuntos mais comentados variam entre “política”, “governo federal”, “Lula” e “sustentabilidade”.

Para a opinião política nas redes sociais, a região que mais posta na internet é o Rio de Janeiro, depois São Paulo e em terceiro, Pará. Os dois assuntos mais comentados são “sustentabilidade” e “agendas”.

O relatório mostra que na opinião pública e política, há um ponto em comum: em ambos, o público masculino é maioria nas postagens das redes sociais. 69,1% dos posts dos cidadãos são realizados por homens, enquanto na política, esse número sobe para 80,4%.

Nas redes sociais da opinião pública, o assunto “indígenas” é o menos abordado durante o período analisado, enquanto “sustentabilidade” aparece em primeiro lugar.

Esses dados evidenciam o interesse público nas pautas ambientais do evento, além da ampla utilização das redes sociais para difundir a opinião e perspectivas da COP, uma vez que foram analisadas mais de 100 mil postagens para composição do relatório.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Árvores caídas causaram transtornos e falta de energia em São Paulo

Ventos fortes deixam 2 milhões de imóveis sem luz em SP; Sabesp relata falta d’água

Na capital, as rajadas atingiram 98 km/h por volta das 8h, conforme medição da Defesa Civil, resultando em centenas de quedas de árvores
Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

A falta de eletricidade impede o bombeamento de água para as residências após ventania registrada nesta quarta-feira (10/12) na capital e na Região Metropolitana de São Paulo
Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.
Confira os números mais sorteados da história da Mega da Virada

Quais os números mais sorteados na Mega da Virada até agora?

Os jogadores buscam todas as estratégias para aumentar as chances de vencer na loteria especial