Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilPesquisa revela: a maioria (51%) dos brasileiros só soube...

Pesquisa revela: a maioria (51%) dos brasileiros só soube agora que a COP 30 ocorre em Belém

O evento que reúne lideranças políticas nacionais e internacionais para discutir mudanças climáticas, fortalecer compromissos e buscar soluções econômicas para redução de emissões de gases, entre outras pautas, teve seu início na segunda-feira, (10/11).

Apesar do evento ter grande importância e destaque na imprensa e organizações do país, segundo dados da pesquisa, que entrevistou 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais, entre os dias 6 e 9 de novembro, 51% dessas fontes descobriu recentemente que o evento acontece em Belém.

A pesquisa possui margem de erro, de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%

Sobre as percepções da população, o estudo aponta que 41% dos brasileiros acreditam que a COP 30 trará resultados mais positivos para o Brasil, enquanto os outros 41% entendem que o evento não trará grandes mudanças. Para 7% dos entrevistados, os resultados serão mais negativos.

Na internet, 39,1% das menções sobre a COP 30 também são positivas, segundo análise da Torabit, que traz o monitoramento do evento nas redes sociais de acordo com a opinião pública e política, pelo período de 01/10 a 10/11.

As regiões do Brasil mais engajadas nas redes sociais são: Pará, estado em que ocorre o evento, seguido por São Paulo e Rio de Janeiro. Nas postagens, os assuntos mais comentados variam entre “política”, “governo federal”, “Lula” e “sustentabilidade”.

Para a opinião política nas redes sociais, a região que mais posta na internet é o Rio de Janeiro, depois São Paulo e em terceiro, Pará. Os dois assuntos mais comentados são “sustentabilidade” e “agendas”.

O relatório mostra que na opinião pública e política, há um ponto em comum: em ambos, o público masculino é maioria nas postagens das redes sociais. 69,1% dos posts dos cidadãos são realizados por homens, enquanto na política, esse número sobe para 80,4%.

Nas redes sociais da opinião pública, o assunto “indígenas” é o menos abordado durante o período analisado, enquanto “sustentabilidade” aparece em primeiro lugar.

Esses dados evidenciam o interesse público nas pautas ambientais do evento, além da ampla utilização das redes sociais para difundir a opinião e perspectivas da COP, uma vez que foram analisadas mais de 100 mil postagens para composição do relatório.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Seguranças no Banco Master

PF encontra mensagens de Vorcaro sobre pagamentos de R$ 35 mi a resort ligado a Toffoli

Conversas no celular do dono do Banco Master revelam reclamações sobre cobranças para realizar transferências ao Tayayá
Calvin Harris

Nunes reorganiza festas na Consolação após tumulto em bloco de Calvin Harris

Prefeito de São Paulo anuncia proibição de paradas dos trios elétricos e remoção de tapumes na Praça Roosevelt para facilitar escoamento do público
Pescador é resgatado após naufrágio

Criança morre e sete pessoas desaparecem após naufrágio de lancha em Manaus

Embarcação transportava passageiros entre municípios amazonenses quando acidente ocorreu; 71 pessoas foram resgatadas e encaminhadas ao Porto da Ceasa
Thales Machado, secretário de Itumbiara, com a sua família em praia

Segundo filho baleado pelo pai em tragédia familiar de Itumbiara morre no hospital

Polícia Civil trata o caso como homicídios seguidos de autoextermínio e descarta participação de terceiros; município decretou luto oficial de três dias