Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilMaster: PF vê indícios de envolvimento de políticos em...

Master: PF vê indícios de envolvimento de políticos em investigação, diz jornal

Material apreendido contém referências a lideranças partidárias e altas autoridades, segundo fontes ligadas ao caso

A Polícia Federal identificou elementos que apontam para o envolvimento de autoridades com foro especial durante as investigações do Banco Master. O material foi descoberto na operação Compliance Zero, que investiga o ex-banqueiro Daniel Vorcaro. As informações foram obtidas nesta sexta-feira (30/01) pelo jornal Folha de Sâo Paulo com fontes ligadas ao caso.

Investigadores localizaram “vários achados” com referências a lideranças partidárias e altas autoridades nos documentos apreendidos e no celular do banqueiro após quebra de sigilos realizada quando Vorcaro foi detido.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

A equipe responsável pela investigação avalia que as menções aos políticos não estão diretamente relacionadas ao inquérito principal, que apura a fabricação de carteiras fraudulentas de crédito consignado pelo Master e a negociação de venda para o Banco de Brasília (BRB).

Operação iniciada em novembro

A operação Compliance Zero começou em 18 de novembro de 2025, mesmo dia em que o Banco Master foi liquidado. A Justiça Federal em Brasília autorizou a primeira fase baseada em evidências de fraudes nas carteiras de crédito consignado.

O caso envolve principalmente Daniel Vorcaro, que construiu uma ampla rede de contatos políticos em Brasília. O ex-banqueiro ficou conhecido por promover encontros em sua mansão na capital federal, estabelecendo conexões que geraram apreensão entre autoridades desde o início das apurações.

Supremo assumiu o caso em janeiro

Em janeiro de 2026, a segunda fase da operação foi realizada por determinação do ministro Dias Toffoli, do STF. O Supremo assumiu o caso após a defesa de Vorcaro alegar ter sido encontrada uma referência ao deputado João Bacelar (PL-BA), que possui foro privilegiado.

Esta etapa investigou o uso de fundos de investimentos administrados pela gestora Reag para desvio de recursos captados pelo Master com a venda de CDBs.

Ainda não foi divulgado quais políticos, além do deputado Bacelar, estão mencionados no material apreendido pela PF, embora investigadores indiquem que há referências a outros nomes do Congresso.

Possível desmembramento do caso

De acordo com os investigadores, existe a possibilidade de desmembramento do processo. Mesmo que o inquérito sobre a negociação entre BRB e Master seja enviado à Justiça de primeiro grau, a investigação envolvendo políticos permaneceria sob supervisão do STF.

Nas últimas semanas, ministros do Supremo iniciaram articulações para que o caso seja remetido à primeira instância, buscando diminuir a pressão sobre o tribunal, especialmente após revelações sobre conexões de integrantes da Corte com negócios do Master.

Em seu depoimento à PF no final de dezembro, Vorcaro minimizou suas conexões com autoridades: “Se eu tenho tantas relações políticas, como estão dizendo, e se eu tivesse pedido a ajuda desses políticos, eu não estaria com a operação do BRB negada, eu não estaria aqui de tornozeleira, eu não teria sido preso e estava com a minha família sofrendo o que a gente está sofrendo”.

O presidente do STF, ministro Edson Fachin, chegou a indicar ao G1 que havia “uma tendência, pelo que se verifica até agora” de que o caso saísse do tribunal. No entanto, com a descoberta de indícios envolvendo políticos com foro privilegiado, o processo pode seguir outro caminho.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Corretora morta em Caldas Novas tinha projétil alojado na cabeça, confirma perícia

Corretora morta em Caldas Novas tinha projétil alojado na cabeça, confirma perícia

Corpo de Daiane Alves Souza, desaparecida desde dezembro, foi encontrado após confissão do síndico do prédio onde ela morava
Colisão frontal entre carro e carreta mata cinco pessoas no interior de Goiás

Colisão frontal entre carro e carreta mata cinco pessoas no interior de Goiás

Carro trafegava no sentido crescente da rodovia quando invadiu a faixa oposta e atingiu a carreta que seguia no sentido contrário
Salário mínimo de R$ 1.621 começa a ser pago nesta segunda

Salário mínimo de R$ 1.621 começa a ser pago nesta segunda

INSS, seguro-desemprego e contribuições têm novos valores
Prédio de quatro andares desaba em Guarulhos (SP) e não deixa feridos

Prédio de quatro andares desaba em Guarulhos (SP) e não deixa feridos

Edifício localizado na Rua Madame Curie já estava interditado devido a rachaduras