Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilPF transfere ex-diretor-geral da PRF para Brasília após prisão...

PF transfere ex-diretor-geral da PRF para Brasília após prisão no Paraguai

Condenado por tentativa de golpe, ele fugiu na véspera de Natal após romper tornozeleira

O ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, foi transferido para a sede da Polícia Federal (PF) em Brasília neste sábado (27/12), após ser detido no Paraguai quando tentava embarcar para El Salvador com documentação falsa.

Vasques, que cumpre pena de mais de 24 anos por participação em tentativa de golpe de Estado, havia rompido a tornozeleira eletrônica e fugido do Brasil.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

A transferência aconteceu depois que Vasques deixou a unidade da PF em Foz do Iguaçu, no oeste paranaense, às 9h20. A aeronave que o transportou decolou às 10h com destino à capital federal. Na noite anterior, ele permaneceu detido na sede da PF em Foz, após ser expulso do território paraguaio e entregue às autoridades brasileiras.

A captura do ex-diretor ocorreu quando ele apresentou documentos com o nome de Julio Eduardo no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, em Assunção. Durante a abordagem, Vasques mostrou às autoridades paraguaias uma declaração alegando sofrer de câncer na cabeça e impossibilidade de falar, mas posteriormente admitiu que os documentos não eram seus.

A fuga de Vasques começou na véspera de Natal. Segundo informações enviadas pela PF ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, ele deixou seu condomínio em São José (SC) às 19h22 do dia 24, antes mesmo de sua tornozeleira eletrônica parar de funcionar. Registros mostram que, antes de sair, carregou um veículo alugado com itens para transporte de animais, levando consigo um cachorro.

A Polícia Penal de Santa Catarina tentou localizá-lo no condomínio por volta das 20h10 do dia 24. “Foram até o apartamento do réu, nº 706- Bloco A, mas ninguém atendeu. Também foram até a vaga de garagem, nº 333, e a encontraram vazia.” A PF foi acionada apenas às 23h daquele dia.

Após ser detido no Paraguai, Vasques foi transportado de carro pela polícia paraguaia até Ciudad del Este, algemado e com um capuz. Na aduana, foi formalmente entregue à PF brasileira.

O ex-diretor da PRF foi condenado pelo STF por sua participação em tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. De acordo com a decisão judicial, ele integrou o chamado “núcleo 2” da organização criminosa e atuou para monitorar autoridades e criar obstáculos à votação de eleitores, principalmente na região Nordeste, através de operações da PRF durante o segundo turno eleitoral.

As autoridades paraguaias informaram que o Ministério Público do país investigará a origem dos documentos utilizados por Vasques, verificando se foram extraviados ou roubados.

Leia mais: Após tentativa de fuga de Silvinei, Moraes determina prisão domiciliar para 10 condenados por trama golpista

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Árvores caídas causaram transtornos e falta de energia em São Paulo

Ventos fortes deixam 2 milhões de imóveis sem luz em SP; Sabesp relata falta d’água

Na capital, as rajadas atingiram 98 km/h por volta das 8h, conforme medição da Defesa Civil, resultando em centenas de quedas de árvores
Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

A falta de eletricidade impede o bombeamento de água para as residências após ventania registrada nesta quarta-feira (10/12) na capital e na Região Metropolitana de São Paulo
Confira os números mais sorteados da história da Mega da Virada

Quais os números mais sorteados na Mega da Virada até agora?

Os jogadores buscam todas as estratégias para aumentar as chances de vencer na loteria especial
Cartelas da Mega da Virada

Mega da Virada: Veja os números que mais saíram na história do sorteio

Prêmio estimado para sorteio deste ano é de R$ 1 bilhão