Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilPM do Rio prende agentes suspeitos de desviar fuzil...

PM do Rio prende agentes suspeitos de desviar fuzil apreendido em operação no mês passado

Na megaoperação na Penha e no Alemão, foram apreendidos quase 100 fuzis

A Corregedoria da Polícia Militar do Rio de Janeiro cumpriu nesta sexta-feira (28/11) cinco mandados de prisão e dez de busca e apreensão contra policiais do Batalhão de Choque suspeitos de irregularidades durante a megaoperação realizada há um mês nos complexos da Penha e do Alemão, que terminou com 121 mortos, informou a corporação.

Segundo nota da PM, as investigações apontam que os agentes teriam desviado um fuzil apreendido na ação, a mais letal da história das forças de segurança do país. A apuração foi conduzida pela 1ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar com base em imagens das câmeras corporais utilizadas pelos policiais no dia da operação, em 28 de outubro.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

“Na ação, estão sendo cumpridos cinco mandados de prisão e dez mandados de busca e apreensão. Ao todo, dez policiais militares do Batalhão de Polícia de Choque são alvos da operação”, disse a PM em comunicado.

A operação nos complexos da Penha e do Alemão deixou 121 mortos, incluindo 117 suspeitos de ligação com o Comando Vermelho, além de quatro agentes das forças de segurança. Foram apreendidos quase 100 fuzis, segundo balanço divulgado à época.

Uma fonte da cúpula da segurança afirmou à agência Reuters que o desvio do fuzil surpreendeu as autoridades. De acordo com as investigações, a arma seria revendida ao crime organizado. “O fuzil foi a razão da operação… Não sei o que se passa na cabeça desses caras”, disse. “Esses policiais têm que pagar caro e servir de exemplo”, acrescentou.

Em nota, a PM afirmou que “não compactua com possíveis desvios de conduta ou cometimento de crimes praticados por seus entes, punindo com rigor os envolvidos quando constatados os fatos”.

Leia Mais: PF deflagra operação para apurar desvios em rodovias financiadas por emendas parlamentares

Por Reuters

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.
A fotografia, capturada em um ambiente de rua, numa comunidade, mostra um grupo de homens, alguns deles detidos, sendo conduzidos por policiais militares.

Rio amanhece sem vias obstruídas após chuva de tiros, bombas e morte de ao menos 64

Operação mobilizou as polícias Civil e Militar contra criminosos do Comando Vermelho, nos complexos da Penha e do Alemão
Homem caminha em rua alagada devido a chuva forte

Ciclone em SP: Defesa Civil alerta para tempestades e ventos de até 115 km/h no fim de semana

O fenômeno deve intensificar o avanço de uma frente fria e, somado ao calor pré-frontal, pode gerar tempestades severas, com risco de granizo, raios e rajadas de vento extremas
Avião da Gol voando

Mito das passagens baratas? Veja 3 medidas das cias aéreas que não baixaram os preços

Desde 2017, mudanças significativas foram impostas aos passageiros, sob a justificativa de criar tarifas mais baratas, mas dados da Anac mostram alta de 25% até 2024