Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilPolícia investiga fraude em transferências de veículos no Detran...

Polícia investiga fraude em transferências de veículos no Detran do DF

Operação cumpre mandados no DF, Goiás e Piauí após identificação de cerca de 300 transações irregulares no sistema do órgão

Brasília – Um esquema de fraude envolvendo o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) está sendo investigado pela Polícia Civil. Na manhã desta quarta-feira, uma operação foi deflagrada para apurar acessos indevidos ao sistema da autarquia, utilizado para realizar transferências irregulares de veículos.

A ação cumpriu mandados de busca e apreensão em Planaltina, no DF, em Valparaíso, em Goiás, além do município de Água Branca, no Piauí.

Como o esquema foi descoberto

As investigações tiveram início depois que um motorista percebeu que o próprio veículo havia sido transferido de forma fraudulenta, sem autorização. A partir da denúncia, o Detran-DF realizou uma apuração interna, que identificou cerca de 300 transações irregulares vinculadas à matrícula de uma servidora do órgão.

De acordo com a Polícia, os acessos suspeitos ocorreram inclusive fora do horário de trabalho, o que reforçou a suspeita de uso indevido das credenciais de acesso ao sistema. “A própria servidora procurou a delegacia e a gente iniciou a operação em conjunto com o Detran, para identificar de onde partiram esses acessos. A gente conseguiu identificar que essas pessoas estavam acessando o sistema do Detran para fazer essas transferências fora do ambiente interno do Detran”, disse o delegado responsável pelo caso, Thiago Boeing.

Quem são os suspeitos

Até o momento, três pessoas foram identificadas como suspeitas, entre elas dois ex-despachantes. De acordo com a Polícia Civil, eles cadastravam processos de transferência de veículos com documentos falsos ou sem a documentação exigida, viabilizando as fraudes.

Os investigados podem responder por invasão de dispositivo informático, estelionato e organização criminosa. A Polícia Civil informou que as investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos no esquema.

Medidas adotadas pelo Detran

Em nota, o Detran-DF informou que acompanha a operação e destacou a cooperação com a Polícia Civil desde o início das investigações. A autarquia afirmou que forneceu todas as informações técnicas necessárias e que, nos últimos nove meses, intensificou o monitoramento para detecção de acessos suspeitos.

A nota diz, ainda, que o Detran passa por um processo de reestruturação dos sistemas, com a implantação de novas camadas de segurança, incluindo a tokenização, para aumentar a proteção dos dados e evitar novas fraudes.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

São Paulo enfrenta 170 pontos críticos de alagamento

São Paulo enfrenta 170 pontos críticos de alagamento

Corpo de Bombeiros recebeu 54 chamadas para enchentes na Zona Leste, Guarulhos e Suzano, entre outras regiões
Homem da Meia-Noite completa 94 anos com desfile histórico em Olinda

Homem da Meia-Noite completa 94 anos com desfile histórico em Olinda

Calunga comemora aniversário com cortejo, encontro de maracatus e celebração da ancestralidade
Cachorros vítimas de maus tratos no DF

Polícia investiga adestrador após resgate de filhotes em situação de maus-tratos no DF

Animais estavam confinados em caixas de transporte, sem acesso a água ou comida, segundo as autoridades
Jornaleiro Eduardo Aguiar Ferreira, de 24 anos

Polícia conclui inquérito e denuncia dois por morte de jornaleiro desaparecido em Niterói (RJ)

Jovem sumiu em Itaipu em 24 de novembro; câmeras registraram abordagem e carro foi achado queimado em Duque de Caxias