Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilPrimeira semana de novembro terá chuva e calor intenso;...

Primeira semana de novembro terá chuva e calor intenso; veja regiões afetadas

O mês será marcado pela variabilidade em relação às precipitações no Brasil

A primeira semana do mês, entre os dias 2 e 8 de novembro, traz efeitos do fenômeno La Niña, além dos resquícios da frente fria da semana passada na região Sudeste do país. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o mês será marcado pela variabilidade em relação à chuva no Brasil.

Região Norte

De acordo com o Canal Rural, em relação às precipitações da região Norte, áreas de instabilidade deverão se concentrar no Amazonas, Acre, norte de Rondônia, sul de Roraima e sudoeste do Pará. No Amazonas, os volumes podem superar 100 mm. Em contraste, o acumulado de chuva não deve ultrapassar os 10 mm no Amapá, Tocantins e no norte e leste do Pará.

Leia também: Brasil terá 10 dias seguidos de chuvas fortes; veja regiões mais afetadas

Já as temperaturas estão previstas para ficar 1,5 °C acima da média ao longo do mês, especialmente no Pará, no oeste do Amazonas e na região central de Roraima, onde as médias podem ser superiores a 28 °C. Na semana, as chuvas devem diminuir o efeito do calor.

Região Nordeste

Boa parte do litoral segue com chuvas isoladas para esta semana, especialmente áreas da costa da Bahia, Sergipe e Alagoas, além de pancadas isoladas no centro-norte do Maranhão. A umidade relativa do ar pode ficar mais baixa também, entre 20% e 30%.

Por sua vez, os termômetros devem ficar acima da média em todos os estados, podendo ultrapassar 28 °C. Mesmo com as chuvas, algumas áreas próximas ao litoral devem seguir com temperaturas elevadas, oscilando entre 23 °C e 28 °C.

Região Centro-Oeste

Chuvas bem avançando mais ao sul do Mato Grosso, enquanto o Mato Grosso do Sul espera ainda grandes volumes de chuva, bem como aumento das pancadas de precipitação no sul de Goiás e no Distrito Federal.

Leia também: Conheça a cidade brasileira que neva como se fosse na Europa

Devem predominar temperaturas médias acima da média para o mês de novembro, com médias que podem superar 26 °C especialmente em todo o estado do Mato Grosso, noroeste do Mato Grosso do Sul e oeste de Goiás.

Região Sudeste

Fenômeno La Niña marca início de novembro com contrastes entre calor e chuva
As chuvas ficarão mais concentradas na região Norte (Foto: Freepik)

Apesar dos baixos índices de umidade relativa do ar para o interior de São Paulo e Minas Gerais, a região deve seguir com bastante chuva ao longo da semana, seguindo a linha iniciada da semana anterior.

Temperaturas médias entre 20 ºC e 22 ºC seguem em grande parte de Minas Gerais e no leste de São Paulo. O oeste do estado paulista enfrenta termômetros entre 22 ºC e 25ºC, bem como nos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

Região Sul

Por fim, a região Sul enfrenta mais chuvas na parte oeste, especialmente no Paraná, mas umidade relativa do ar mais baixa do que o regular.

Para as temperaturas, grande parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, além da região central do Paraná, apresentam médias entre 17 °C e 22 °C. Na faixa litorânea, os termômetros devem permanecer próximas da média.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Conceição Evaristo no carro alegórico do Império Serrano

Conceição Evaristo rouba cena em desfile de Império Serrano; Veja vídeo

Escola de Madureira apostou em estética baseada no barro para retratar resistência comunitária durante inundação, com personagem Sabela transformada em navio de resgate
Policiais fantasiados de Scooby-Doo prendem trio que furtava celulares em bloco de Carnaval em SP

Policiais fantasiados de Scooby-Doo prendem trio que furtava celulares em bloco de Carnaval em SP

Agentes infiltrados detiveram duas mulheres e um homem na região da República após flagrarem furtos
Seguranças no Banco Master

PF encontra mensagens de Vorcaro sobre pagamentos de R$ 35 mi a resort ligado a Toffoli

Conversas no celular do dono do Banco Master revelam reclamações sobre cobranças para realizar transferências ao Tayayá
Calvin Harris

Nunes reorganiza festas na Consolação após tumulto em bloco de Calvin Harris

Prefeito de São Paulo anuncia proibição de paradas dos trios elétricos e remoção de tapumes na Praça Roosevelt para facilitar escoamento do público