Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilQuem é o universitário que "previu" questões do Enem...

Quem é o universitário que “previu” questões do Enem 2025?

Três dessas questões foram anuladas pelo Inep, mas as outras seguem valendo no gabarito oficial

O estudante de Medicina Edcley Teixeira ficou conhecido após a segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicada em 16 de novembro, por “prever” ao menos oito questões da prova de Matemática e Ciências da Natureza e de Língua Portuguesa e Ciências Humanas antes do exame.

Ele participou de uma transmissão ao vivo em suas redes sociais na qual resolvia questões com enunciados similares aos presentes no Enem, além de ter enviado respostas corretas de outras duas perguntas de matemática em um grupo de WhatsApp, cerca de oito meses antes da prova oficial. Três dessas questões foram anuladas pelo Inep, mas as outras seguem valendo no gabarito oficial.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e do mundo.

Quem é Edcley Teixeira?

Edcley é estudante de Medicina na Universidade Federal do Ceará (UFC), atualmente cursando o 6º semestre. Segundo seu perfil no site Escavador, ele interrompeu seu curso em Medicina Veterinária na Universidade Federal do Piauí em 2021, iniciando a outra graduação a partir de 2022.

Na área, ele revela ter um interesse particular em psiquiatria. Além disso, ele é professor de Cursinho Pré-vestibular, na empresa 52.316.507 Edcley de Souza Teixeira (CNPJ 52.316.507/0001-52), ministrando aulas e mentorias de todas as áreas do conhecimento.

Em seu perfil do Instagram, ele afirma ter tirado nota 820 no Enem. O Inep, inclusive, premiou Edcley em maio deste ano pelo Prêmio CAPES Talento Universitário, em que levou R$ 5 mil para investir em equipamentos para sua graduação.

Entenda o caso das questões divulgadas por Edcley

Conheça o universitário que acertou as questões do Enem 8 meses antes da prova
O Enem foi aplicado nos dias 9 e 16 de novembro (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)

Segundo apuração do g1 junto ao Inep, ao menos 8 perguntas divulgadas pelo estudante apareceram na prova oficial, separadas da seguinte forma:

  • 5 questões apresentadas em live no YouTube em 11 de novembro, cinco dias antes da prova (fotossíntese, espécies, grito, desvio padrão e parcelamento R$ 60 mil);
  • 1 questão apresentada em apostilas vendidas por Edcley (tijolos); e
  • 2 questões enviadas em um grupo de WhatsApp, em março deste ano, 8 meses da prova (probabilidade/lançamento de dados e solução com concentração de 99,90%).
  • Leia mais: Último recurso que pode livrar Bolsonaro da cadeia teria relatoria na 2ª Turma do STF

As questões anuladas pelo Inep foram as da fotossíntese, do grito e do parcelamento. Em nota enviada ao jornal, a entidade afirma que outras perguntas não devem mais ser canceladas.

Nas redes sociais, candidatos do Enem comentam outras 21 questões com essa similaridade entre as aulas e o Enem. Edcley é investigado pela Polícia Federal por essas medidas.

O estudante de Medicina afirma que as questões divulgadas são elaboradas do zero, a partir das suas memórias ao resolver pré-testes aplicados pelo Ministério da Educação (MEC). As avaliações do órgão ajudam a entender o nível de dificuldade das perguntas aplicadas no Enem.

É por meio deles que Edcley afirma reavaliar pela memória e divulga as questões aos seus alunos. Ele já opera esse sistema há alguns anos, prevendo perguntas presentes no Enem 2024 e 2023.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.
A fotografia, capturada em um ambiente de rua, numa comunidade, mostra um grupo de homens, alguns deles detidos, sendo conduzidos por policiais militares.

Rio amanhece sem vias obstruídas após chuva de tiros, bombas e morte de ao menos 64

Operação mobilizou as polícias Civil e Militar contra criminosos do Comando Vermelho, nos complexos da Penha e do Alemão
Homem caminha em rua alagada devido a chuva forte

Ciclone em SP: Defesa Civil alerta para tempestades e ventos de até 115 km/h no fim de semana

O fenômeno deve intensificar o avanço de uma frente fria e, somado ao calor pré-frontal, pode gerar tempestades severas, com risco de granizo, raios e rajadas de vento extremas
Avião da Gol voando

Mito das passagens baratas? Veja 3 medidas das cias aéreas que não baixaram os preços

Desde 2017, mudanças significativas foram impostas aos passageiros, sob a justificativa de criar tarifas mais baratas, mas dados da Anac mostram alta de 25% até 2024