Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilRamagem e Anderson Torres são demitidos da PF após...

Ramagem e Anderson Torres são demitidos da PF após condenação no STF

Portarias serão publicadas no Diário Oficial e selam a perda definitiva dos cargos dos dois condenados na trama golpista

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, assinou nesta quarta-feira (03/12) as portarias que demitem Alexandre Ramagem e Anderson Torres dos cargos de delegados de carreira da Polícia Federal, após condenação na ação da trama golpista que tentou manter Jair Bolsonaro no poder depois das eleições de 2022.

Portaria executa decisão direta do STF

A medida cumpre decisão da Primeira Turma do STF, que determinou a perda dos cargos públicos dos dois réus. Segundo o Ministério da Justiça, as portarias serão publicadas no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (04/12), formalizando o desligamento definitivo da dupla dos quadros da PF.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Além disso, em 25 de novembro, o ministro Alexandre de Moraes encerrou a fase de recursos e mandou executar as penas. Com isso, o governo federal colocou a caneta no papel e transformou a decisão judicial em ato administrativo.

No caso de Alexandre Ramagem, a condenação também inclui a perda do mandato de deputado federal (PL-RJ), embora a Câmara ainda não tenha atualizado oficialmente seus registros, apesar da obrigação legal de fazê-lo.

Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do DF, cumpre pena de 24 anos na chamada Papudinha, no Complexo da Papuda, em Brasília. Durante as investigações, a Polícia Federal encontrou na casa dele a famosa “minuta do golpe”, documento que virou peça-chave no processo.

Ramagem, por sua vez, foi condenado a 16 anos e um mês de prisão em regime fechado, mas segue foragido em Miami, nos Estados Unidos. Ex-diretor da Abin no governo Bolsonaro, ele ainda não se apresentou à Justiça brasileira.

Ambos foram condenados por organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. Agora, além da cadeia, também ficam oficialmente fora da Polícia Federal.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.
Confira os números mais sorteados da história da Mega da Virada

Quais os números mais sorteados na Mega da Virada até agora?

Os jogadores buscam todas as estratégias para aumentar as chances de vencer na loteria especial
O casal discute andando pela rua na imagem à esquerda. Á direita, Tainara faz selfie no espelho

Homem que atropelou e arrastou mulher na Marginal Tietê por mais de 1km é preso pela polícia

Douglas Alves da Silva, de 26 anos, foi detido em um hotel na Vila Prudente, na zona leste de SP
A fotografia, capturada em um ambiente de rua, numa comunidade, mostra um grupo de homens, alguns deles detidos, sendo conduzidos por policiais militares.

Rio amanhece sem vias obstruídas após chuva de tiros, bombas e morte de ao menos 64

Operação mobilizou as polícias Civil e Militar contra criminosos do Comando Vermelho, nos complexos da Penha e do Alemão