A Fuvest realizou neste domingo (14/12) a primeira etapa da segunda fase do Vestibular 2026, com provas de português e redação que abordaram o tema “O perdão é um ato que pode ser condicionado ou limitado”. Os 30.787 candidatos aprovados na primeira fase tiveram quatro horas para desenvolver o texto dissertativo e responder a 10 questões de interpretação, gramática e literatura.
A aplicação das provas começou às 13h em 680 salas distribuídas por 36 escolas de 22 cidades paulistas, incluindo capital, região metropolitana, interior e litoral. O índice de abstenção registrado foi de 5,94%, apresentando redução em comparação aos 6,22% do ano anterior.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
Os vestibulandos receberam duas propostas de redação: uma dissertação argumentativa sobre o perdão e uma carta pessoal direcionada a alguém que teria feito uma acusação falsa. Para auxiliar na elaboração dos textos, foram disponibilizados seis textos de apoio, incluindo “Súplica de oficial nazista provoca reflexão sobre limites do perdão”, um trecho do livro “Tudo é Rio”, a poesia Mar Novo, uma fotografia intitulada “Cessar-fogo em Gaza permite o regresso à casa”, a canção “Tá Perdoado” e um excerto da obra Iaiá Garcia, de Machado de Assis.
Os candidatos precisaram comparecer com documento de identificação e caneta esferográfica azul ou preta de corpo transparente. Entre os itens permitidos estavam garrafas de água, alimentos leves, lápis, borracha, apontador e régua transparente. O uso de relógios, equipamentos eletrônicos e outros itens não autorizados foi proibido.
O segundo dia de provas acontecerá amanhã (15/12), com 12 questões discursivas específicas conforme a carreira escolhida pelo candidato. As disciplinas variam de acordo com a área: matemática, física e química para exatas; biologia e química para biológicas; história e geografia para humanas.
Gustavo Monaco, diretor-executivo da Fuvest, destacou ao portal g1 que esta etapa avalia “a competência do candidato para a articulação de informações e conhecimentos em todas aquelas disciplinas e, com mais profundidade, nas que estão mais diretamente ligadas ao curso pretendido, além da língua portuguesa, que é obrigatória para todos”.
O calendário do Vestibular Fuvest 2026 prevê a primeira chamada dos aprovados para 23 de janeiro de 2026. Zerar na redação é um dos critérios eliminatórios do vestibular, assim como errar todas as questões de qualquer um dos dias de prova.
