Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilRelator do PL Antifacção no Senado critica governo e...

Relator do PL Antifacção no Senado critica governo e promete tramitação sem polêmicas

Alessandro Vieira (MDB-SE) prometeu "razoável tranquilidade" na condução do projeto

Depois de uma tramitação tumultuada na Câmara dos Deputados, com direito a seis versões diferentes, o projeto de lei Antifacção deverá ter um caminho tranquilo e sem polêmicas no Senado, garantiu o relator Alessandro Vieira (MDB-SE) em entrevista ao programa TMC 360.

“Não vejo esse projeto como algo tão complexo como ficou parecendo pela forma conflituosa de tramitação na Câmara. No Senado, vamos conseguir tramitar este projeto com razoável tranquilidade”, afirmou.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

O senador prometeu um trabalho mais técnico e discreto na casa.

“Vamos fazer um trabalho técnico, de revisão, tendo o cuidado de conversar com o relator do projeto na Câmara, o Guilherme Derrite, e o presidente Hugo Motta. Queremos entregar um projeto que funcione. Do mérito, as questões já estão assentadas. É um projeto de endurecimento penal, endurece as penas, o processo, a execução das penas. Ele cria ferramentas a mais de investigação. Essa é a base do projeto, não há grandes discussões.”

Vieira adiantou que a maior discussão será sobre o financiamento das forças policiais, sem reduzir os recursos da Polícia Federal. Para tanto, ele revelou que terá uma reunião com o Ministério da Fazenda nos próximos dias para avaliar as fontes de recursos.

“A discussão que temos hoje é mais sobre o financiamento da Polícia Federal, de redivisão dos fundos proposta no projeto da Câmara. Aqui no Senado já temos um forte consenso de que a PF não pode perder nenhum centavo de financiamento”, declarou. “Não há dificuldade em aprovar um projeto equilibrado.”

Vieira projetou um prazo de duas semanas para entregar um PL “redondo”, após discussão também com os deputados. “Não queremos desvalorizar o trabalho que foi feito.”

Leia Mais: Saiba quem é Alessandro Vieira (MDB-SE), relator do projeto de lei Antifacção no Senado

Críticas ao governo

O relator do PL Antifacção no Senado criticou a postura adotada pelo governo ao longo da polêmica tramitação na Câmara dos Deputados. “Não tem por que fazer palanque político por isso. Claro que a eleição está chegando, mas temos que entender que essa é uma demanda da sociedade muito consolidada”, afirmou.

“O governo também não conduziu bem o debate. O governo escolheu a linha de confronto logo após a indicação de um relator da oposição, o que me parece desnecessário. Numa democracia, você precisa falar com tudo mundo, não somente seus aliados. E tem que fazer isso de uma forma proativa, técnica, focada no resultado. Muita gente gastou energia pensando em voto e deixou de pensar no que o povo está precisando.”

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Registro noturno de um grande navio cargueiro escuro posicionado muito próximo a uma balsa de transporte de passageiros em um canal. A iluminação é artificial, vinda da embarcação e das luzes da cidade ao fundo, com a água refletindo o brilho das luzes.

Navio de Singapura colide com duas balsas no Porto de Santos

Acidente ocorreu na noite de segunda-feira (16/02); quatro tripulantes saltaram ao mar, e todos foram resgatados sem ferimentos
Imagem dividida ao meio. À esquerda, um homem de terno azul e barba olha para o horizonte. À direita, uma cena de conflito embaçada mostra policiais com coletes refletivos amarelos em meio a uma aglomeração de pessoas em um ambiente externo.

Policial ataca deputado com spray de pimenta e recebe voz de prisão

Fábio Félix, deputado distrital pelo PSOL, questionava agentes policiais por prisão em bloco que frequentava; Câmara Legislativa do DF repudiou ação da PM
Avião na pista do aeroporto de Guarulhos

Boeing aborta decolagem no aeroporto de Guarulhos após problema no motor; assista

Avião da Latam com destino a Lisboa já havia iniciado o procedimento de subida quando o piloto comunicou a necessidade de abortar a operação
Pescador é resgatado após naufrágio

Sobrevivente relata última conversa com mãe, vítima de naufrágio no Encontro das Águas em Manaus

"As últimas palavras dela foram: 'filho, se salva'", relatou João Henrique, de 17 anos, que sobreviveu ao acidente ocorrido na sexta-feira com embarcação que transportava 80 pessoas