Por Rafael Alves, da TMC do Rio de Janeiro
A Polícia Militar do Rio de Janeiro vai contar com um novo helicóptero para reforçar as operações policiais no estado. O governador Cláudio Castro assinou um contrato para a compra de uma aeronave do modelo Black Hawk, avaliada em cerca de R$ 70 milhões.
O helicóptero é um blindado militar de origem americana, com capacidade para transportar até 15 pessoas, sendo 11 soldados e quatro tripulantes. A aeronave pode atingir velocidades superiores a 200 km/h e tem prazo de entrega estimado em 180 dias.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
A aquisição foi anunciada durante a cerimônia de formatura de 474 novos soldados da Polícia Militar, realizada na quarta-feira (28).
Considerado um dos modelos mais emblemáticos das Forças Armadas dos Estados Unidos, o Black Hawk é utilizado em guerras e operações militares desde a década de 1970 e é reconhecido pela robustez e versatilidade em missões de alto risco.
Leia mais: Operação policial em Manguinhos afeta circulação de trens da Supervia
Desde 2025, os helicópteros voltaram a ser usados com mais frequência pelas forças de segurança do RJ, após o Supremo Tribunal Federal (STF) flexibilizar as regras estabelecidas no âmbito da ADPF 635, a ADPF das Favelas. Em algumas operações, há registros de policiais efetuando disparos a partir das aeronaves em direção a comunidades.
