A Prefeitura de São Paulo suspendeu o rodízio municipal de veículos para automóveis até 9 de janeiro de 2026. A medida entrou em vigor nesta segunda-feira (22/12). A restrição à circulação de carros voltará a funcionar normalmente a partir de 12 de janeiro.
A suspensão temporária permite que motoristas circulem livremente pela Zona do centro expandido da capital paulista com seus automóveis, independentemente do final da placa. A decisão foi tomada devido à redução natural do tráfego durante as festas de fim de ano.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
A flexibilização afeta apenas carros de passeio. As demais restrições continuam valendo normalmente, como o rodízio para veículos pesados e as zonas de máxima restrição à circulação de caminhões (ZMRC) e de fretamento (ZMRF).
Durante o período normal, a Operação Horário de Pico restringe a circulação no Anel Viário da capital em dois períodos: das 7h às 10h e das 17h às 20h. A área de restrição inclui as vias que formam o Minianel Viário, composto pelas marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e outras vias importantes da cidade.
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, transitar em locais e horários não permitidos pela regulamentação do rodízio é considerado infração média. Os motoristas que desrespeitam a regra estão sujeitos a multa de R$ 130,16 e acréscimo de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
Para informações sobre trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões, os motoristas podem entrar em contato com a Prefeitura pelo canal de atendimento SP 156.
Leia mais: Incêndio causa explosão em tanque de óleo de subestação na grande BH
