Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilSão Paulo terá chuvas e risco de alagamentos no...

São Paulo terá chuvas e risco de alagamentos no fim de semana

Capital paulista enfrenta instabilidade climática após tempestade com ventos de 98 km/h. CGE alerta para possíveis alagamentos e quedas de árvores na região metropolitana

A capital paulista enfrentará instabilidade climática com previsão de chuvas durante todo o fim de semana, após ser atingida por tempestade e vendaval com ventos de até 98 km/h na quinta-feira (11). O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo alerta para possibilidade de alagamentos e quedas de árvores na região metropolitana.

Uma área de baixa pressão atmosférica manterá o risco de pancadas de chuva em São Paulo no sábado (13) e domingo (14). O ciclone que influenciava o clima no Sul do país já se afastou pelo Oceano Atlântico, mas as condições meteorológicas continuam instáveis, característica do período de transição entre primavera e verão.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Paulo, meteorologista da Climatempo, explica que a atual instabilidade resulta da combinação de fatores climáticos sazonais. “O calor intenso durante o dia, associado à maior circulação de umidade, favorece a formação de nuvens carregadas em todo o estado paulista”, afirma.

O fenômeno climático que atingiu São Paulo na quinta-feira marcou o início de um período de clima irregular que persistirá pelos próximos dias. A população da capital e região metropolitana será a mais afetada pelas condições adversas, mas o alerta se estende a todo o estado, especialmente ao litoral, onde há previsão de chuvas fortes, rajadas de vento, raios e granizo.

No sábado (13), os termômetros na capital paulista registrarão entre 19°C e 26°C, com sol entre nuvens pela manhã e pancadas de chuva ao longo do dia. Para domingo (14), as temperaturas variarão entre 20°C e 25°C, com tempo predominantemente nublado e chuvoso.

O CGE adverte que as chuvas podem ser moderadas a fortes no sábado, acompanhadas de raios e rajadas localizadas de vento. A continuidade das precipitações no domingo e o solo já encharcado aumentam o risco de alagamentos, queda de árvores, transbordamento de córregos e deslizamentos de terra.

As autoridades monitoram as condições meteorológicas e podem emitir novos alertas caso necessário. A previsão indica que a sensação de abafamento persistirá nos próximos dias em todo o país, com pancadas de chuva que podem ocorrer em volumes elevados em curto espaço de tempo, segundo informações da Climatempo.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Árvores caídas causaram transtornos e falta de energia em São Paulo

Ventos fortes deixam 2 milhões de imóveis sem luz em SP; Sabesp relata falta d’água

Na capital, as rajadas atingiram 98 km/h por volta das 8h, conforme medição da Defesa Civil, resultando em centenas de quedas de árvores
Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

A falta de eletricidade impede o bombeamento de água para as residências após ventania registrada nesta quarta-feira (10/12) na capital e na Região Metropolitana de São Paulo
Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.
Confira os números mais sorteados da história da Mega da Virada

Quais os números mais sorteados na Mega da Virada até agora?

Os jogadores buscam todas as estratégias para aumentar as chances de vencer na loteria especial