Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilSegunda florada do ano colore o maior cafezal do...

Segunda florada do ano colore o maior cafezal do mundo em SP

O maior cafezal urbano do mundo, manejado pelo Instituto Biológico (IB-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, fica na Vila Mariana, zona sul da capital paulista, e está novamente coberto por flores brancas e perfumadas. A segunda florada do ano começou nesta segunda-feira (6) e está marcando um período essencial para o desenvolvimento dos grãos que serão colhidos em maio do ano que vem.

De acordo com a pesquisadora Harumi Hojo, responsável pelo cafezal, “a importância da florada está diretamente ligada ao potencial de produção do café. A quantidade e a qualidade das flores nos dão uma perspectiva sobre como será a colheita”. O fenômeno, que normalmente ocorre entre setembro e novembro, dura poucos dias e transforma o espaço em um espetáculo natural de perfume doce e intenso.

Além da beleza, a florada é um lembrete da importância dos polinizadores. Abelhas e marimbondos, ao buscarem néctar, transportam grãos de pólen de uma flor para outra, promovendo a fertilização. “Esses insetos contribuem não apenas para a qualidade e quantidade dos grãos, mas também para a biodiversidade local”, explica Harumi. “Eles são fundamentais para a polinização cruzada e até mesmo para a autopolinização, fortalecendo a robustez genética do cafezal.”

Durante a florada, o Instituto também realiza pesquisas para identificar quais espécies de polinizadores atuam no cafezal e de que forma contribuem para a produção. Segundo Harumi Hojo, abelhas nativas têm papel fundamental nesse processo, pois ajudam a uniformizar o tamanho dos frutos e aumentar seu teor de doçura. Para isso, os pesquisadores utilizam redes entomológicas e armadilhas coloridas – em tons de branco, amarelo e azul – com uma solução de água e sabão que atrai os insetos sem causar impacto significativo ao ambiente.

O Instituto Biológico mantém cerca de 2.200 pés de café em uma área de 10 mil m², abrigando seis variedades, entre elas o bourbon amarelo, mundo novo e catuaí. Criado na década de 1950 para pesquisas sobre doenças e pragas em cafezais, o espaço hoje é também um ponto turístico, educativo e cultural.

Anualmente, o IB realiza o evento Sabor da Colheita, que já soma mais de 17 edições e celebra o ciclo do café, aproximando o público urbano das origens do grão. As visitas ao cafezal são gratuitas e devem ser agendadas via formulário disponível no Instagram @cafezalurbanoib.

Agência SP

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Sophia Loren Soares Camilo foi baleada em Belford Roxo

Menina de 10 anos morre após carro ser alvo de tiros em Belford Roxo, no RJ

Sophia Loren não resistiu aos ferimentos após veículo conduzido pelo pai ser alvejado; suspeito foi detido com arma e munições
Exército inicia no Rio incorporação da 1ª turma de mulheres recrutas

Exército inicia no Rio incorporação da 1ª turma de mulheres recrutas

Serão incorporadas como soldados 159 mulheres
Ex-prefeito de Cubatão é denunciado pelo MP por estupro contra servidora municipal

Ex-prefeito de Cubatão é denunciado pelo MP por estupro contra servidora municipal

Ministério Público de São Paulo formalizou acusação com base em gravação de áudio feita pela vítima
ANP interdita a Refit, antiga Refinaria de Manguinhos, por riscos de acidentes

ANP interdita a Refit, antiga Refinaria de Manguinhos, por riscos de acidentes

Falhas foram identificadas em barreiras de segurança; refinaria da zona norte do Rio de Janeiro vai recorrer da decisão