O segundo caso de mpox pelo clado Ib foi confirmado neste último sábado (10/01) pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP). O clado Ib é uma versão mutante do clado I, que é uma forma de mpox disseminada pelo contato com animais infectados.
O caso é de um homem, de 39 anos, residente em Portugal, que apresentou os primeiros sintomas no final de dezembro, procurou atendimento no Instituto de Infectologia Emílio Ribas e permaneceu internado por um dia, recebendo todas as orientações com a alta e retornou ao país de origem. Até o momento, não há registro de pessoas com sintomas entre os contatos identificados no local de hospedagem do paciente, de acordo com a Secretaria.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
O primeiro caso da nova variante no estado de São Paulo foi registrado em 2025. Uma mulher de 29 anos, que evoluiu para cura. A Secretaria reforça que mantém monitoramento contínuo do cenário epidemiológico da doença no estado.
Já foram notificados 1.930 casos de mpox no estado de São Paulo, sem registro de óbito associado à doença. Os dados atualizados sobre mpox estão disponíveis no portal do Núcleo de Informações Estratégicas em Saúde (NIES).
