Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilTarcísio sanciona lei que permite sepultar cães e gatos...

Tarcísio sanciona lei que permite sepultar cães e gatos em jazigos familiares em SP

Medida conhecida como Projeto Bob Coveiro foi aprovada pela Alesp em dezembro de 2025 e oferece alternativa à cremação animal

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sancionou a lei que autoriza o sepultamento de cães e gatos em jazigos pertencentes aos seus tutores ou familiares no estado.

A medida foi oficializada nesta terça-feira (10/02) durante cerimônia realizada na capital paulista. A legislação, conhecida como Projeto Bob Coveiro, foi inspirada no caso de um cão que viveu por 10 anos em um cemitério em Taboão da Serra.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

A nova lei estabelece uma alternativa ao processo de cremação animal, permitindo que tutores enterrem seus pets nos jazigos da família. O projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) em dezembro de 2025, antes de receber a sanção do governador.

A iniciativa surgiu como resposta à necessidade de oferecer opções mais acessíveis para o destino final dos animais de estimação, considerando o alto custo dos serviços de cremação disponíveis atualmente.

O deputado Eduardo Nóbrega (Podemos), autor do projeto, identificou que muitas famílias acabam realizando sepultamentos inadequados por falta de alternativas financeiramente viáveis.

“O projeto não é uma obrigação, é uma escolha. É sobre reconhecer que os pets fazem parte da família e oferecer uma solução humana, responsável e legal para um problema real vivido por milhares de pessoas“, declarou Eduardo Nóbrega, autor do projeto.

A aplicação da lei abrange todo o território do estado de São Paulo, respeitando as normas sanitárias e ambientais específicas de cada município paulista. As regras para o sepultamento deverão ser regulamentadas pelo serviço funerário municipal.

De acordo com o texto aprovado, os cemitérios particulares poderão estabelecer regramento próprio para o sepultamento de pets em campas e jazigos, desde que respeitadas as regulamentações legais. Todas as despesas relacionadas ao procedimento serão integralmente cobertas pelo proprietário do jazigo.

Leia mais: Chuvas: estado de SP tem 45 cidades em atenção para deslizamentos

A partir da sanção, os municípios paulistas deverão regulamentar as regras específicas para o sepultamento de animais através de seus serviços funerários locais. Os cemitérios particulares também poderão criar suas próprias normas, desde que em conformidade com a legislação.

A lei não especifica detalhes sobre como será feita a fiscalização do cumprimento das normas sanitárias nos cemitérios ou quais serão as penalidades em caso de descumprimento das regras estabelecidas.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

RJ tem 20 cidades com risco alto para inundações ou deslizamentos

RJ tem 20 cidades com risco alto para inundações ou deslizamentos

Capital deve teve redução do acumulado de chuva desde a madrugada
Deslizamento em Eugenópolis (MG)

Quatro pessoas da mesma família morrem em MG após rompimento de açude

Entre as vítimas estão um casal e seus dois filhos jovens, segundo o Corpo de Bombeiros; tragédia aconteceu em Eugenópolis (MG)
Chefão do Comando Vermelho no Tocantins é preso em comunidade do Rio de Janeiro

Chefão do Comando Vermelho no Tocantins é preso em comunidade do Rio de Janeiro

Criminoso conhecido como Galo Cego estava escondido no Vidigal com documento falso e é suspeito de envolvimento em 20 homicídios
Chuvas: estado de SP tem 45 cidades em atenção para deslizamentos

Chuvas: estado de SP tem 45 cidades em atenção para deslizamentos

Regiões têm altos acumulados de chuvas nas últimas horas