Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilSP cria Rede de Inteligência do Turismo Sustentável

SP cria Rede de Inteligência do Turismo Sustentável

O lançamento ocorre em uma das principais feiras do setor turístico no Rio de Janeiro e é pioneiro entre o ecossistema

O estado de São Paulo anunciou, durante a participação na Abav Expo 2025, no Rio de Janeiro, a Rede de Inteligência do Turismo Sustentável do Estado de São Paulo (RITS), o primeiro ecossistema estadual de observatórios de turismo do país.

O objetivo da implantação de uma rede estadual de observatórios de turismo é uniformizar metodologias de coleta, processamento, análise e disseminação de dados, visando otimizar a fidedignidade, a comparabilidade e a integridade das informações geradas e divulgadas em âmbito estadual. A RITS foi criada pela Secretaria de Turismo de São Paulo (Setur-SP) com a coordenação do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à pasta. A Rede garante a geração de inteligência de mercado para um crescimento ordenado do turismo e uso eficiente de recursos, trazendo benefícios reais para as comunidades locais, assim como para a gestão pública e para o mercado especializado.

A ideia da Rede surgiu durante o 1º Encontro de Observatórios de Turismo do Estado de São Paulo, que aconteceu em junho deste ano e teve a coordenação do CIET. O evento contou com a participação de mais de 20 observatórios municipais ou regionais do estado. O lançamento da Rede possibilitará uma maior aproximação dos observatórios de turismo do Estado, além de apoiar o desenvolvimento de novos observatórios, ampliar o alcance do monitoramento de dados e gerar inteligência de mercado. A Setur-SP é membro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT).

“Com essa base de conhecimento, o turismo paulista avança, conseguimos analisar cada município e transformar o potencial em potência turística. Com a Rede, vamos conseguir um desenvolvimento mais inteligente e focado tanto em impactos econômicos quanto ambientais e socioculturais”, disse Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens.

A Setur-SP participa da Abav com um estande de 150 m², promovendo os destinos paulistas, com 17 postos de atendimento de regiões turísticas do estado e parceiros e ativações gastronômicas, oferecendo aos visitantes o tradicional lanche de mortadela de São Paulo e o famoso café de Torrinha, do interior do Estado. Os visitantes da ABAV poderão participar de uma ativação de pintura com ícones e destinos paulistas no estande da pasta. Ainda no espaço, serão exibidos vídeos promocionais do Estado.

A Abav Expo reúne agentes de viagens, operadores de turismo, destinos nacionais e internacionais, meios de hospedagem, companhias aéreas, cruzeiros e mais para apresentar as novidades do setor e promover novos negócios.

Agência SP

Notícias que importam para você

ANP interdita a Refit, antiga Refinaria de Manguinhos, por riscos de acidentes

ANP interdita a Refit, antiga Refinaria de Manguinhos, por riscos de acidentes

Falhas foram identificadas em barreiras de segurança; refinaria da zona norte do Rio de Janeiro vai recorrer da decisão
Ato na avenida Paulista, em São Paulo, exige punição pelos responsáveis pela morte do cão Orelha

Manifestações pelo Brasil exigem punição para agressores do cão Orelha

Grupos de defesa animal protestaram em SP, RJ, MG, DF e SC pedindo justiça após a morte do cão comunitário espancado em Florianópolis
Cão Orelha

Polícia Civil exclui adolescente de investigação sobre agressão ao cão Orelha em SC

Decisão foi tomada após análise de gravações e provas apresentadas pela família do jovem que comprovaram sua ausência no local do crime em Florianópolis