Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilTempestades e frente fria derrubam temperaturas no Sul e...

Tempestades e frente fria derrubam temperaturas no Sul e Sudeste — veja previsão

Imagens de satélite mostram a chegada de um sistema frontal de chuvas, ventos e risco de granizo com nova frente fria prevista para o fim de semana

Imagens de satélite registraram a formação de fortes tempestades entre São Paulo e Mato Grosso do Sul. O clima deve estar associado a um sistema frontal que avança pelo país.

O fenômeno tem provocado chuvas intensas e rajadas de vento desde o início da semana, principalmente depois de ter cruzado a Região Sul.

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para São Paulo, Mato Grosso do Sul e parte do centro-sul do Rio de Janeiro.

O aviso aponta precipitações de até 100 mm por diaventos que podem chegar a 100 km/h e chances de granizo. Tais condições elevam o risco de quedas de energia, danos em estruturas e alagamentos.

Leia também: Não precisaremos do horário de verão neste ano, diz Alexandre Silveira

Sistema frontal no Sul

Antes de atingir o Sudeste, o sistema provocou destruições em vários municípios do Sul do país. No Rio Grande do Sul, os ventos fortes causaram destelhamentos e derrubaram árvores. No Paraná, as chuvas resultaram em alagamentos e deslizamentos de terra.

Chuva intensa afeta áreas em todo o Brasil (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Com a passagem da frente fria, uma massa de ar polar avança pela região, derrubando os termômetros no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná.

Nova frente fria

Para o fim da semana, os meteorologistas também apontam para a formação de uma outra frente fria. O sistema deve atingir primeiro o Sul e, em seguida, se expandir para o Mato Grosso do Sul e o oeste de São Paulo.

O clima gelado trará mais chuvas intensas e potencial para alagamentos e deslizamentos. No sábado (18), SP e MS devem registrar os maiores volumes acumulados de chuva.

Frio intenso no fim de semana

Além das chuvas, uma nova massa de ar frio vai avançar sobre o Centro-Sul do país, fazendo com que as temperaturas caiam ao longo do fim de semana. O clima estará mais presente na Região Sul, principalmente em Santa Catarina.

Leia também: SUS recebe 11,5 mil frascos de etanol para reforçar combate a intoxicações por metanol

Na Serra Catarinense, os termômetros podem chegar a 0°C, aumentando a possibilidade de geadas, algo incomum para o mês de outubro. O norte do Rio Grande do Sul e o sul do Paraná também devem registrar frio intenso, mas com menos chances de geada.

primavera vem trazendo mudanças bruscas no clima. Autoridades orientam a população a acompanhar os alertas meteorológicos e redobrar a atenção para fugir dos riscos em áreas vulneráveis.

Notícias que importam para você

Skatista Rayssa Leal na etapa São Paulo do SLS Super Crown 2025

Rayssa Leal conquista tetracampeonato do SLS Super Crown em São Paulo

Skatista de 17 anos mantém domínio na competição ao superar rivais da Austrália e Japão na final disputada no Ginásio do Ibirapuera.
Fachada da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo

Homens armados invadem Biblioteca Mário de Andrade e roubam obras

Dois homens armados renderam seguranças e levaram peças em exposição na segunda maior biblioteca do país, localizada no Centro de São Paulo.
Rael sofre assalto armado ao sair do Parque Villa-Lobos em São Paulo

Rael sofre assalto armado ao sair do Parque Villa-Lobos em São Paulo

Dois homens abordaram o rapper enquanto ele validava ticket do estacionamento. Polícia recuperou a moto e o celular roubados, mas capacete não foi localizado