Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilTerreiro de candomblé na BA é alvo de pichações...

Terreiro de candomblé na BA é alvo de pichações de intolerância religiosa

Mensagens com palavras como "assassinos" e "Jesus" foram escritas em tinta vermelha na entrada do espaço religioso localizado em Cajazeiras XI

O terreiro Nzo Mutá Lombô Ye Kayongo Toma Kwiza, localizado no bairro de Cajazeiras XI em Salvador, foi alvo de pichações com mensagens de intolerância religiosa. O ataque aconteceu na madrugada do último sábado (17/01) e incluiu palavras como “assassinos” e “Jesus” escritas em tinta vermelha na entrada do espaço religioso. O caso foi registrado na Delegacia Especializada de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa (Decrin).

As pichações foram descobertas por volta das 7h da manhã, quando uma filha de santo chegou ao local e percebeu o vandalismo. Além das mensagens ofensivas, os responsáveis também cobriram com tinta vermelha o portão de pedestres, o interfone e a caixa de correio do terreiro.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

O babalorixá Pai Mutá, responsável pelo espaço religioso, foi quem registrou a ocorrência na Decrin após ser alertado sobre o ocorrido. As autoridades classificaram o incidente como um caso de racismo religioso.

O terreiro atacado está em funcionamento há 33 anos na capital baiana. Durante esse período, o centro religioso desenvolveu não apenas atividades ligadas ao candomblé, mas também trabalhos sociais voltados para os moradores da região.

Segundo o babalorixá Pai Mutá, esta foi a primeira vez que o espaço religioso sofreu um ataque desta natureza. Ele destacou que o terreiro sempre manteve uma relação respeitosa com a comunidade local.

A Polícia Civil informou, por meio de nota, que as investigações estão em curso para identificar os autores do ato de intolerância religiosa. Até o momento, ninguém foi detido em relação ao caso.

Leia mais: São Sebastião: feriado no Rio celebra padroeiro com missas e procissão

As autoridades não divulgaram se existem câmeras de segurança no local ou testemunhas que possam auxiliar na identificação dos responsáveis pelas pichações.

Em resposta ao ataque, o terreiro divulgou uma nota afirmando: “Nossa fé resiste. Nosso sagrado não será silenciado. Buscaremos por Justiça”.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Árvores caídas causaram transtornos e falta de energia em São Paulo

Ventos fortes deixam 2 milhões de imóveis sem luz em SP; Sabesp relata falta d’água

Na capital, as rajadas atingiram 98 km/h por volta das 8h, conforme medição da Defesa Civil, resultando em centenas de quedas de árvores
Cartelas da Mega da Virada

Mega da Virada: Veja os números que mais saíram na história do sorteio

Prêmio estimado para sorteio deste ano é de R$ 1 bilhão
Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

A falta de eletricidade impede o bombeamento de água para as residências após ventania registrada nesta quarta-feira (10/12) na capital e na Região Metropolitana de São Paulo
IPTU 2026: entenda as isenções, descontos e como pagar

IPTU 2026: entenda as isenções, descontos e como pagar

Levantamento da TMC mostra os reajustes, alíquotas e como consultar os valores do IPTU 2026 em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, BH, Curitiba e DF