A deputada estadual Thainara Faria transforma a Assembleia Legislativa de São Paulo em um espaço de mobilização e protagonismo no enfrentamento ao HIV/Aids com a realização de uma cerimônia especial nesta terça-feira (dia 2), no Dia Mundial de Conscientização.
Homenagem e ativismo em pauta
O evento marca a entrega da Medalha de Honra ao Mérito a Harley Henriques, ativista histórico e fundador do GAPA-BA e Fundo Positivo, reconhecido como uma das figuras mais influentes na resposta brasileira à epidemia. A cerimônia reunirá nomes que atuam diretamente na construção de políticas e narrativas sobre saúde, diversidade e direitos humanos.
Thainara Faria conduzirá o encontro ao lado do médico e comunicador Fred Nicácio; de Harley Henriques; de Albert Carlos Andreone, militante do movimento de Aids; de Carolina Iara, co-deputada estadual, ativista intersexo vivendo com HIV; e de Pisci, antropóloga travesti vivendo com HIV/Aids, pesquisadora clínica e desenvolvedora de tecnologias sociais no SUS.
Diálogo, ciência e cultura
A mediação será feita pelo jornalista Alexandre Putti, pesquisador da história do HIV no Brasil e comunicador ativo na defesa dos direitos da população LGBT+. Para além do debate, a cerimônia contará com apresentação de Assucena, cantora e compositora, reforçando a dimensão cultural e simbólica da data.
Ao promover a ação, a deputada Thainara Faria reafirma seu compromisso com a saúde pública, o combate ao estigma e a defesa de políticas efetivas de prevenção combinada, cuidado contínuo e direitos humanos. A parlamentar destaca que ocupar a Alesp com a pauta do HIV/Aids é devolver centralidade a um tema historicamente marcado pela desinformação e desigualdades.
A cerimônia propõe um diálogo amplo, crítico e afetivo, alinhando ativismo, ciência, cultura e participação social, convidando a sociedade a retomar a urgência do tema com responsabilidade e humanidade.
