Pancadas de chuva devem atingir São Paulo, a partir do meio da tarde desta segunda-feira (29/12). O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE) emitiu alerta sobre o risco de alagamentos, transbordamento de pequenos rios e córregos, além de rajadas de vento que podem ultrapassar 50 km/h na capital.
Em meio a uma onda de calor, a temperatura máxima prevista para hoje alcança 34°C, enquanto a média da temperatura mínima, registrada na madrugada, foi de 22,8°C, segundo as estações meteorológicas automáticas do CGE.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
De acordo com a CGE, a umidade relativa do ar deve cair para próximo de 40% durante o dia, quando o sol predomina entre nuvens.
Calor e frente fria
A instabilidade atmosférica resulta do encontro entre o calor acumulado na região e uma frente fria que se aproxima do litoral paulista. Esta combinação favorece a formação de nuvens carregadas que podem provocar precipitações intensas.
As chuvas devem começar de forma isolada e podem se tornar generalizadas ao longo do período, afetando principalmente as zonas Sul e Leste da cidade.
Próximos dias
Na terça-feira (30/12), a previsão indica muitas nuvens com aberturas de sol entre o período da manhã e o início da tarde, com temperatura variando entre 22°C e 31°C. Na quarta-feira (31/12), último dia do ano, o cenário meteorológico se mantém similar, com mínima de 21°C e máxima de 30°C.
Leia mais: Temperatura em São Paulo chega a 37,2ºC e bate recorde para dezembro
O CGE alerta que o solo já encharcado pelas chuvas acumuladas eleva o potencial para ocorrência de alagamentos e deslizamentos de terra nos próximos dias. Há também possibilidade de queda pontual de granizo durante as precipitações mais intensas.
