Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilPetrobras suspende perfuração na Foz do Amazonas após vazamento

Petrobras suspende perfuração na Foz do Amazonas após vazamento

Estatal afirmou que vazamento não representa risco ao meio ambiente

A Petrobras suspendeu as operações de perfuração no poço Morpho, localizado na Foz do Amazonas, após detectar vazamento de fluido em duas linhas auxiliares que conectam o navio-sonda ao poço.

A estatal informou nesta terça-feira (6/1) que o vazamento foi identificado no último domingo (4/1) e imediatamente contido e isolado. Desde então, as operações estão paralisadas.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

As tubulações afetadas serão trazidas à superfície para avaliação e reparos. O material liberado foi o fluido de perfuração, conhecido como “lama”, utilizado para resfriar a broca, remover fragmentos de rocha e controlar a pressão durante as operações.

O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, explicou que o vazamento ocorreu devido a um problema de despressurização nas linhas auxiliares e que não houve vazamento de petróleo.

O fluido vazado foi um fluído de perfuração, à base de água, com aditivos de baixa toxicidade, comumente empregado em perfurações marítimas. Em comunicado, a Petrobras afirmou que “não há problemas com a sonda ou com o poço, que permanecem em total condição de segurança. A ocorrência também não oferece riscos à segurança da operação de perfuração”.

A estatal também destacou que o fluido “atende aos limites de toxicidade permitidos” e não representa risco ao meio ambiente. O volume estimado do vazamento foi de 14,945 m³ de fluido de perfuração, com descarga instantânea que já foi paralisada.

O poço Morpho está em águas profundas a 175 quilômetros da costa do Amapá e 500 quilômetros da foz do Rio Amazonas. Esta área faz parte da Margem Equatorial brasileira, região que se estende do Amapá ao Rio Grande do Norte e possui aproximadamente 268 mil km².

A Petrobras começou a perfuração na região em outubro de 2025, após receber autorização do Ibama. Até o momento, a empresa não informou quando as atividades serão retomadas. 

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Árvores caídas causaram transtornos e falta de energia em São Paulo

Ventos fortes deixam 2 milhões de imóveis sem luz em SP; Sabesp relata falta d’água

Na capital, as rajadas atingiram 98 km/h por volta das 8h, conforme medição da Defesa Civil, resultando em centenas de quedas de árvores
Cartelas da Mega da Virada

Mega da Virada: Veja os números que mais saíram na história do sorteio

Prêmio estimado para sorteio deste ano é de R$ 1 bilhão
Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

A falta de eletricidade impede o bombeamento de água para as residências após ventania registrada nesta quarta-feira (10/12) na capital e na Região Metropolitana de São Paulo
IPTU 2026: entenda as isenções, descontos e como pagar

IPTU 2026: entenda as isenções, descontos e como pagar

Levantamento da TMC mostra os reajustes, alíquotas e como consultar os valores do IPTU 2026 em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, BH, Curitiba e DF