A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrou 232 semáforos com problemas em São Paulo nesta quinta-feira (11/12), consequência do vendaval que atingiu a capital paulista na quarta-feira (10/12).
As rajadas de vento, que ultrapassaram 98 km/h, provocaram congestionamentos, falta de energia elétrica, problemas no abastecimento de água e transtornos nos aeroportos.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
Segundo a CET, dos semáforos afetados, 218 estão completamente apagados por falta de energia, 14 apresentam falhas técnicas e 3 funcionam apenas em amarelo piscante.
O trânsito na cidade registrou 52 km de lentidão às 6h, situação que se agravou às 8h, quando a zona sul acumulou 97 km de congestionamento.
As zonas leste, norte e oeste contabilizaram 56 km, 49 km e 53 km de lentidão, respectivamente. O centro apresentou a menor extensão de congestionamento, com 13 km.
Na Grande São Paulo, mais de 1,5 milhão de residências permaneciam sem energia elétrica às 6h58, conforme dados da Enel. O Corpo de Bombeiros atendeu 1.412 chamados relacionados a quedas de árvores na capital e região metropolitana apenas na quarta-feira.
A Sabesp informou que o abastecimento de água está comprometido em diversos bairros de São Paulo e municípios da região metropolitana, como Guarulhos, devido à impossibilidade de bombeamento causada pela falta de energia. Mesmo nas áreas onde a eletricidade foi restabelecida, o fornecimento de água está sendo normalizado gradualmente.
Paulo de Grande, especialista da CET, explicou que as equipes estão trabalhando para restabelecer o funcionamento dos semáforos nas vias mais congestionadas.
Parques reabertos
Após serem fechados por precaução na quarta, em meio à ventania na capital, os parques municipais foram reabertos nesta quinta.
“A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), por meio da Diretoria de Parques Urbanos, informa que os 12 parques urbanos da capital e da Grande São Paulo serão reabertos à visitação nesta quinta-feira (11)”, informou a secretaria.
A Prefeitura de São Paulo, no entanto, avisou que poderá fechar novamente os parques em caso de necessidade. “Caso seja identificado algum ponto com risco potencial decorrente dos ventos fortes registrados nos últimos dias, a área será imediatamente isolada.”
Leia mais: Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP
