A investigação de um crime que chocou a população do Piauí se aproxima do fim, com a prisão de três comerciantes envolvidos no assassinato de José Carlos da Costa Araújo, vulgo “Da Mata”, que vivia em situação de rua. O homicídio foi na noite dia 20 de novembro, no meio da Avenida Maranhão, uma das vias mais movimentadas da capital Teresina.
Imagens (veja a seguir) obtidas pela TMC mostram toda a ação envolvendo quatro homens armados com barra de ferro, pedaço de pau, faca e facão, segundo aponta a investigação do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP).
Após a sessão de espancamentos, a vítima foi arrastada pelos criminosos até o outro lado da avenida, onde o corpo foi deixado no matagal na margem do Rio Parnaíba, divisa natural entre Piauí e Maranhão.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
Cabeça quase decepada
O delegado Francisco das Chagas, mais conhecido como “Baretta”, deu detalhes do laudo cadavérico. Chefe do DHPP, o policial relatou que a vítima teve um braço decepado, além da cabeça quase separada do corpo devido às pancadas.
Os suspeitos são comerciantes, três deles já presos. Apesar da confissão de dois, o delegado disse que, independentemente da colaboração ou não, o caso já estava resolvido com base em provas e depoimentos de testemunhas. Os acusados disseram que o crime foi cometido porque a vítima fazia arrombamentos e furtava os estabelecimentos.
Leia mais: Polícia Civil do Rio faz operação na Maré contra o Comando Vermelho
“[Os comerciantes] disseram que estavam apenas espancando, mas o laudo cadavérico foi bem claro. O rapaz teve um braço decepado. Inclusive, a cabeça foi quase decepada do corpo”, disse Baretta.
A prisão dos suspeitos ocorreu na última segunda-feira (15/12). Um deles é considerado foragido. Com a finalização do inquérito, os acusados responderão por homicídio qualificado, sem chance de defesa da vítima.
