O dia 19 de fevereiro virou uma data especial para o técnico Abel Ferreira. O comandante do Palmeiras se transforma no quinto treinador mais longevo na história do futebol brasileiro. São cinco anos, três meses e 15 dias no comando técnico palestrino.
Fã assumido de Telê Santana, que comandou o alviverde em três oportunidades (1979-1980, 1990 e 1997), Abel ultrapassou exatamente seu grande ídolo para assumir este posto. Agora, o português palmeirense fica atrás de Flávio Costa pelo Flamengo (oito anos, entre 1938 e 1946), Henry Welfare pelo Vasco (dez anos e sete meses, entre 1926 e 1937), Lula pelo Santos (12 anos e sete meses, entre 1954 e 1967) e Amadeu Teixeira pelo América-AM (53 anos, de 1955 a 2008).
Contratado em 2020, Abel Ferreira soma 373 jogos, 218 vitórias, 85 empates, 70 derrotas. Contando todos os membros da comissão técnica que já atuaram em partidas substituindo o treinador, o quinteto português já comandou o Palmeiras em 407 jogos, com 236 vitórias, 95 empates e 76 derrotas.
Até este momento, Abel Ferreira tem dez títulos como técnico da Sociedade Esportiva (duas Libertadores, dois Campeonatos Brasileiros, uma Recopa Sul-Americana, uma Copa do Brasil, uma Supercopa do Brasil e três Campeonatos Paulista) e está empatado com Oswaldo Brandão como o treinador com mais taças na história do clube.
Porém, Abel pode se isolar na liderança deste quesito já no mês de março, caso conquiste o título Paulista.
“Para mim, é um orgulho poder chegar a uma marca como esta. Ela é consequência de um trabalho coletivo bem feito por todos: pela nossa direção, pelas direções anteriores, pelos nossos torcedores e por tudo aquilo que fazemos enquanto staff, enquanto clube e enquanto família. Somos uma equipe que representa muito bem aquilo que são os valores do Palmeiras, que é um estilo de vida e uma forma de ser e estar na vida e no futebol”, disse Abel, que estreou pelo Palestra no dia 5 de novembro de 2020: vitória por 1 a 0 sobre o Red Bull Bragantino, pela Copa do Brasil.
Para seguir com o objetivo de se transformar, de forma isolada, no treinador com mais títulos do Palmeiras, Abel Ferreira segue com a preparação do Verdão, que encara neste sábado (21), o Capivariano, pelas quartas de final do Campeonato Paulista, às 20h30, na Arena Barueri. A TMC transmite o jogo com narração de Ricardo Melo, comentários de André Galvão e reportagens de Gustavo Soler.
