O que vem depois do ChatGPT? Certamente esta é uma pergunta que está na cabeça de muitos na era da IA. Nas últimas semanas, viralizou o OpenClaw, o que levou muitas pessoas a me perguntarem sobre do que se trata essa novidade.
Vou tentar ser bastante didático para explicar: é uma IA que assume o controle do seu computador. O usuário pode instalar na sua máquina e, a partir disso, começa a dar tarefas para a ferramenta – muito diferente dos prompts do ChatGPT com base nos textos, imagens e outras entradas que enviamos a ele. Para se ter uma dimensão, o OpenClaw é capaz de mexer no seu mouse, no seu teclado, no navegador de internet, nas redes sociais, pastas e arquivos.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
O que ele é capaz de fazer? Imagine que você pode fazer o seguinte: pedir à IA que, enquanto você dorme, ela monte uma apresentação de PowerPoint sobre algum tema e envie por e-mail a alguns contatos determinados, ou que procure uma passagem aérea barata para o final de ano. Ou, ainda, que organize fotos em pastas diferentes por tema. Imagine, então, acordar e tudo isto está feito?
Milhões de pessoas já estão usando essa novidade, que vem sendo vista como uma espécie de “mordomo digital”: você vai pedindo tarefas que ele é capaz de executar 24 horas por dia.
No entanto, é bom ficar atento aos riscos que o OpenClaw implica. Você está literalmente dando acesso à sua casa – nesse caso, o seu computador – à ferramenta. O que parece ser uma verdadeira dádiva do aspecto do trabalho pode ser um problema de risco pelo acesso praticamente irrestrito dado ao seu computador e suas informações.
Seja como for, trata-se de um sistema livre, que pode ser baixado e instalado por qualquer um que deseja testar essa verdadeira revolução na produtividade.
Leia Mais: Como a inteligência artificial está transformando o diagnóstico e tratamento do câncer
Também deu o que falar a MoltBook, uma rede social onde diferentes IAs discutem sobre aquilo que aprenderam a fazer: imagine uma IA que faça um post contando que aprendeu a fazer planilhas, e que faça um guia ensinando os demais agentes sobre isso?
Os limites do que as IAs são capazes de fazer continuam sendo superados dia após dia, mas elas ainda são muito mais limitadas do que muitos de nós imaginam. Claro, elas assustam muito no curto prazo, mas, no final das contas, espero que elas liberem espaço nas nossas vidas a coisas que são intrinsecamente humanas.
