Antes de tudo, é importante entender a diferença entre endividamento e inadimplência. Inadimplência acontece quando a pessoa deixa de pagar uma obrigação financeira. Já o endividamento está relacionado aos compromissos assumidos para o futuro, como compras parceladas no cartão de crédito.
Quando ouvimos que 79% dos brasileiros estão endividados com cartão de crédito, isso não significa, necessariamente, que essas pessoas não estão pagando suas contas. Significa que elas possuem parcelas a vencer nos próximos meses, ou seja, compromissos financeiros já assumidos.
Por isso, o primeiro passo para usar o cartão de forma consciente é planejar. A principal dica para quem já está endividado é organizar as dívidas. Separe todas as faturas do cartão de crédito e monte uma planilha com os lançamentos futuros. Liste mês a mês quanto já está comprometido e, ao final, some os valores.
Essa organização permite visualizar claramente qual é o valor mínimo que você já tem comprometido em cada mês, mesmo antes de fazer novas compras. Afinal, mesmo que você pare de usar o cartão hoje, ainda assim terá parcelas para pagar no futuro.
Ter essa visão ajuda a mudar a relação com o dinheiro. É nesse momento que você começa a entender melhor sua vida financeira, identificar excessos e tomar decisões mais conscientes.
Você pode conferir mais dicas da Bruna Alleman no YouTube da TMC:
