Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
Mateus Afonso
Mateus Afonso
Advogado, Especialista em Carros Elétricos e Híbridos e Fundador da Eletricarbr. Mateus coleciona mais de 700.000 seguidores nas redes sociais, com o foco de apresentar tudo sobre o mundo da eletrificação e o futuro e dos carros. Abordando diariamente temas sobre Carros Elétricos, Híbridos, a Hidrogênio, etc, o objetivo do Mateus é focar nos carros do futuro - e outras tecnologias de eletrificação!

BYD lidera mercado brasileiro em um ano decisivo para os elétricos

Vendas crescem, esportivos se eletrificam e baterias atingem novo patamar tecnológico

O ano de 2026 começou movimentado para o mercado de eletrificação. Em janeiro, o BYD Dolphin Mini consolidou-se como o carro elétrico mais vendido do Brasil, seguido pelo Dolphin GS e pelo estreante Geely EX2.

A liderança no mundo dos elétricos segue com a BYD, especialmente nos modelos de entrada. O Dolphin Mini, que já havia sido o mais vendido em 2025, abriu o ano com números expressivos. Vale uma anotação sobre o Geely, que começa a ganhar espaço, tendo o Dolphin GS como alvo para tentar ultrapassar.

No top 10 do mês, além da dominância da BYD com modelos como Yuan e Seal, observamos uma diversificação com o Chevrolet Spark, o GWM Ora 03 e o Volvo EX30.

Ao olharmos para o cenário global, o fechamento de 2025 trouxe um índice muito interessante: em dezembro, os carros elétricos venderam mais que os carros puramente a gasolina na Europa. Embora os híbridos ainda vendam mais que os elétricos por lá, isso demonstra que o carro puramente a combustão não deve ter futuro longo, devendo receber pelo menos uma eletrificação leve.

Essa tendência se prova também no mundo dos esportivos. Nesta semana, a Audi revelou que o RS5 deve ganhar um motor elétrico e se tornar híbrido do tipo plugin, seguindo os moldes do BMW M5. O objetivo é andar no modo elétrico e ter mais torque instantâneo, mostrando que até os superesportivos estão se eletrificando.

De volta ao Brasil, a BYD mostra cada vez mais o avanço de sua fábrica. A marca se compromete com a estamparia e pintura, exibindo instalações em construção. Por ora, existe uma montagem SKD (parcialmente desmontados), mas que deve evoluir. Um passo que chama a atenção é a produção local de baterias, que podem até ser vendidas para marcas concorrentes.

Entre outras novidades, a BMW lança globalmente o iX3, que já está em testes no Brasil. É um movimento para guardar o segmento de luxo para as marcas tradicionais e ficar atento à chegada da Denza e outras marcas de alto padrão.

Por fim, a CATL apresentou uma bateria projetada para durar 1,8 milhão de quilômetros, superando a marca anterior de 1 milhão, com capacidade de recarga de 80% em apenas 12 minutos.

A eletrificação não tem volta. Teremos um percentual de carros elétricos, híbridos e híbridos plugin em vários segmentos. Vale destacar que os chineses ganham muito espaço por terem muitas baterias, volume de produção e dominarem a tecnologia dos motores elétricos.

Leia mais: Novidades do mercado automotivo brasileiro contam com lançamentos da Jetour e novo Volvo EX30