Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
Vivi Villanova
Vivi Villanova
Jornalista, crítica cultural e curadora com ampla experiência no setor de artes, cinema, literatura e música. Sua coluna é um guia cultural completo, apresentando novidades, críticas e entrevistas sobre os principais acontecimentos do cenário cultural, promovendo o debate e o acesso a diversas formas de arte.

Conheça o Carnaval de Dunquerque: a festa francesa que homenageia pescadores

Carnaval no norte da França tem origem em celebração de 1600 e reúne milhares de pessoas nas ruas com desfiles em 2026

A cidade portuária de Dunquerque, no norte da França próximo à fronteira com a Bélgica, realiza uma das festas mais populares e tradicionais do país. 

A celebração se consolidou no século XIX. Em 2026, as festividades se estendem por meses e têm como auge as chamadas três alegrias, que reúnem milhares de pessoas nas ruas com desfiles e fantasias coloridas.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

A história do carnaval remonta ao ano de 1600. Pescadores realizavam uma grande festa antes de partirem para a temporada de pesca na Islândia. As expedições eram longas, arriscadas e duravam seis meses. Muitos desses pescadores não retornavam.

A celebração é considerada uma forma de memória, de celebrar os antepassados que saíam para pescar e arriscavam a vida. O carnaval é uma festa tradicional feita por e para os cidadãos da região.

A festa ocorre em fevereiro, período de inverno na França. As fantasias são compostas de chapéus coloridos e volumosos, com bichinhos de pelúcia e plumas. Os participantes usam maquiagem no rosto, casaco pesado para proteção contra o frio e sapatos confortáveis.

Os foliões saem pelas ruas da cidade atrás da tradicional banda de pescadores. O calendário oficial do Carnaval de Dunquerque em 2026 teve festividades iniciadas em 17 de janeiro.

Enquanto no Brasil o carnaval ocupa o país inteiro com cinco dias de festa, na França o carnaval que ganhou fama foi o de Dunquerque. A festa permanece importante para os franceses daquela região até hoje.

Veja mais no YouTube da TMC: