O Palmeiras encerra seu segundo treino de preparação visando as quartas de final do Campeonato Paulista. O Verdão contará com a estreia do meia-atacante Jhon Arias contra o Capivariano neste sábado (21), na Arena Barueri.
Segundo jogador mais caro da história palestrina, o colombiano cumpriu nesta quinta-feira (19), seu segundo trabalho integrado ao elenco alviverde e já disputa posição entre os titulares para o confrontos deste final de semana.
Mas em qual posição Jhon Arias vai atuar no Palmeiras?

Esta pergunta já tem resposta na cabeça do técnico Abel Ferreira e do próprio jogador, já que ambos conversaram sobre essas questões táticas durante a negociação de Arias com o Palmeiras.
“Eu conversei várias vezes com o Abel durante as negociações, ele explicou o que achava de onde eu poderia jogar. Estou à disposição. Eu estou à disposição, sou um jogador que consigo desempenhar em várias situações, em várias posições do campo. Estou aqui para ser um jogador a mais, para ajudar e contribuir aonde o Abel e a comissão precisarem. Eu estou pronto para fazer o meu melhor“, afirmou Arias, ciente da qualidade do elenco palestrino. “É bom para o Abel ter opções. É algo que também te motiva, você tem de conquistar o seu espaço. Nos outros clubes, sempre foi assim, sempre tive de conquistar o meu lugar, e no Palmeiras não será diferente. Senão até perde a essência, essa vontade de competir. O Palmeiras, com o elenco que tem, só te ajuda a crescer e melhorar. Temos bons companheiros e pessoas que te ajudam a sempre manter o time no alto. Isso só beneficia o clube, é assim que funciona um clube grande”.
Ao longo da carreira, Jhon Arias atuou tanto pelo lado direito, quanto pelo lado esquerdo do ataque. Como jogador profissional, o colombiano soma 408 partidas, sendo 374 partidas por clubes e 34 pela Seleção.
Neste somatório, quase metade foi atuando pelo lado direito do ataque, entre a meia e a ponta, com 187 jogos por clubes e 15 pela Colômbia, com 30 gols somando equipes e seleção, e outras 27 assistências.
Porém, além desta função ofensiva, Jhon Arias também tem jogos e participações em gols em outras posições do ataque. Pela esquerda, o novo camisa 11 do Palmeiras soma 89 partidas, 12 gols e 19 assistências.
Centralizado, Arias ainda possui 85 jogos, 10 assistências e 15 assistências entre clubes e Seleção.
Pelos primeiros frames divulgados pela TV oficial do Palmeiras, Arias tem treinado pela direita do ataque do Verdão.
Mas quem sai?
Atualmente, Jhon Arias disputa posição com dois jogadores. O garoto Allan, que vive sua segunda temporada como profissional e virou titular absoluto do time desde 2025. O outro é o meia Maurício, que neste início de temporada começou a recuperar a posição entre os onze de Abel Ferreira e se naturalizou paraguaio na expectativa de jogar a Copa do Mundo de 2026.
Allan é disparado o jogador com mais dribles certo pelo Palmeiras na temporada, com média de 1.4 por partida e soma dois gols em 10 partidas. Sendo um dos jogadores mais valiosos deste atual elenco palestrino, que já teve proposta de 35 milhões de euros (cerca de R$ 218 milhões), do Napoli-ITA.
Neste momento, Allan é o meia pela direita no Palmeiras, posição favorita do próprio Jhon Arias, porém, ao longo da sua formação na base, o camisa 40 do Palmeiras também atuou pelo lado esquerdo e centralizado no meio de campo.
Enquanto Maurício nesta temporada tem dois gols e uma assistência em oito partidas em 2026, na sua maioria atuando pelo lado esquerdo, porém, o camisa 18 também tem característica para atuar nas três funções do meio e chegou a atuar como falso 9 em 2025.
Enquanto Arias não estreia pelo clube, o Palmeiras fecha sua preparação nesta sexta-feira (20), e no sábado (21), encara o Capivariano, pelas quartas de final do Campeonato Paulista, às 20h30, na Arena Barueri. A TMC transmite o jogo com narração de Ricardo Melo, comentários de André Galvão e reportagens de Gustavo Soler.
