Na entrega dos prêmios do Grammy, os artistas falaram mal do que tá acontecendo aqui nos Estados Unidos, a política do Ice, do Trump. Usaram bottons, fizeram discursos contrários, mas o fato é que isso, traz impacto zero no país.
O que o artista de cinema pensa impacta a própria classe, os produtores de audiovisual, os jornalistas, os estudantes, inclusive no Brasil. Mas a América profunda, na maior parte não está nem aí para o que esses artistas falam.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
Agora, por outro lado, o que eles falam até é bom para figuras como Trump, porque eles são a típica classe em que essa América profunda que vota no Trump olha e acha que tá vendendo Estados Unidos. Então, quando eles reforçam esse tipo de discurso, eles estão na realidade ajudando o próprio Trump.
E a às vezes a gente, inclusive no Brasil, nós ficamos pensando que porque o artista A e B falou isso, isso significa muita coisa, mas significa nada do ponto de vista profundo da população.
Agora, sem dúvida nenhuma, há que se reconhecer que há uma paranoia no ar. A paranoia tá ligada à sensação de que em qualquer lugar qualquer um desses agentes podem parar você. E se você for estrangeiro e se você não tiver naquela hora o documento que prova que você está legal no país, você pode ser levado embora.
Então isso, digamos assim, no micro cotidiano dispara a sensação de que se acontecer algum acidente, você perder o tal documento, você tá lascado. Então isso de fato produz uma sensação opressiva no cotidiano.
