O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou, na segunda-feira (2/2), ao Congresso Nacional o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia para aprovação dos parlamentares.
Em mensagem encaminhada ao Congresso junto com o documento, Lula afirmou acreditar que o Parlamento brasileiro vai priorizar a aprovação do acordo. “Tenho certeza de que o Congresso Nacional não medirá esforços para, no menor prazo possível, internalizar esse acordo”, disse o presidente no comunicado.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
Segundo o colunista da TMC Jamil Chade, a estratégia do governo Lula de colocar o acordo UE-Mercosul como pauta prioritária está relacionada a própria sobrevivência do Mercosul.
“Primeiramente existe um aspecto comercial, por que os exportadores querem querem que o acordo entre em vigor para poder veder para o mercado europeu com tarifas mais baixas. Mas não é só isso. A estratégia do governo brasileiro de consolidar esse acordo é essencial para o Mercosul sobreviver”.
O colunista explica que o Mercosul enfrenta uma divisão entre as duas principais potências do bloco: “Nós temos hoje no Mercosul racha profundo entre Brasil e Argentina. E nós temos do lado da Argentina um governo Trump muito interessado em trazer a Argentina basicamente para o seu lado, pra sua esfera de influência. Mas, se esse acordo entrar em vigor, o setor agrícola da Argentina vai ganhar também”.
Segundo Jamil Chade o acordo entre Mercosul e a União Europeia é o único projeto de integração da América Latina no momento: “Ou seja, o acordo está sendo negociado também para salvar a existência do Mercosul. Caso contrário, muitos no governo acreditam que Milei já teria feito um acordo com os Estados Unidos e deixado o Mercosul”, afirma.
“Então, por que o Mercosul? Porque o Mercosul é o único projeto de integração da América Latina, o único. Todos os demais já fracassaram ou simplesmente não foram adiante. Então, o acordo entre Mercosul e União Europeia, ele é decisivo para a sobrevivência do próprio Mercosul”.
