O elenco profissional do Palmeiras se reapresenta na Academia de Futebol neste domingo (4/12) para iniciar a preparação para a temporada de 2026. O Verdão estreia no Campeonato Paulista contra a Portuguesa no dia 10 de janeiro, no Canindé.
Para a primeira atividade da temporada, Abel Ferreira já poderá contar com a presença do volante Marlon Freitas, o primeiro reforço da temporada alviverde.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
Enquanto a diretoria tenta acertar a contratação de mais atletas, a comissão técnica palestrina deve aproveitar jovens jogadores neste início de 2026 para repetir parte da estratégia adotada no início do Campeonato Paulista de 2025, no qual Abel Ferreira mesclou a equipe em dois grupos.
E esses indícios de repetição da fórmula adotada neste ano se dá com a resposta obtida pela reportagem da TMC sobre a lista de inscritos do próprio Palmeiras para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Conforme o próprio clube, a ideia é não divulgar os atletas relacionados para o torneio de base. Além disso, vários garotos com idade para disputar a competição não estão com o grupo na preparação para o torneio. É o caso do zagueiro Benedetti, dos volantes Larson e Luis Pacheco, do meia Erick Belé e do atacante Luighi.
Em termos de comparação, na primeira rodada do Campeonato Paulista de 2025, o Palmeiras estreou contra a própria Portuguesa, no Allianz Parque, venceu por 2 a 0 e foi a campo com: Weverton; Marcos Rocha, Naves, Murilo e Vanderlan; Fabinho, Richard Rios, Estêvão, Maurício e Rômulo; Thalys. A tendência se repetiu na rodada seguinte, contra o Noroeste, com a utilização de um time titular alternativo.
Foi apenas na sexta rodada que Abel Ferreira escalou um time mais parecido com a formação titular, que teve: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Vanderlan (Piquerez estava no banco por estar voltando de lesão e entrou no segundo tempo); Aníbal Moreno e Richard Rios; Estêvão, Raphael Veiga, Maurício; Facundo Torres.
Atual vice-campeão estadual, o Palmeiras conseguiu reverter as punições de Abel Ferreira, que levou quatro jogos de suspensão, e de Marcelo Lomba, com gancho de cinco partidas, por conta dos ocorridos na final do Paulistão de 2025. As penas foram convertidas em medidas socioeducativas, que já foram pagas. Ambos estão liberados para a primeira rodada de 2026, contra a Portuguesa, no Canindé, duelo com transmissão ao vivo da TMC.
Leia Mais: Santos aguarda Neymar em reapresentação e aval de staff para oficializar renovação
