Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
Jamil Chade
Jamil Chade
Um dos grandes nomes do jornalismo internacional, Jamil Chade é jornalista e escritor, com vasta experiência em coberturas globais. Trabalhou para grandes veículos brasileiros e internacionais, sendo reconhecido por sua atuação como correspondente. Jamil Chade repercute os fatos que movimentam a geopolítica internacional. Entre os destaques da cobertura, as discussões na Organização das Nações Unidas, entidade que o jornalismo acompanha de perto.

Nem Washington nem o governo chavista vão promover um processo democrático na Venezuela

O colunista da TMC Jamil Chade entrevistou o economista e político venezuelano Leopoldo López

Entrevistei Leopoldo López, um economista e político venezuelano. Ele foi prefeito do município de Chacao, cidade da Região Metropolitana de Caracas, por dois mandatos consecutivos entre 2000 e 2008.

López foi um dos principais líderes da oposição venezuelana e enfrentou um período de sete anos alternando entre prisão domiciliar e detenção comum. As acusações contra ele estavam relacionadas à sua participação em manifestações contra o governo Maduro entre 2014 e 2015, quando foi acusado de incitar violência.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

Agora, estamos em um momento em que Maduro foi capturado. Existe um processo de tomada de decisão da Venezuela a partir de Washington. O que eu queria saber dele é como a oposição venezuelana está vendo isso agora, porque María Corina Machado foi descartada, pelo menos por enquanto, por Donald Trump.

Leia mais: Trump convoca cúpula com aliados latino-americanos para conter influência chinesa na região

A oposição está assistindo o governo chavista comandado pelos Estados Unidos vendendo petróleo. Ou seja, é um cenário que ninguém esperava. López foi muito claro ao dizer que isso não era o que eles esperavam. “Ninguém vai promover um processo democrático na Venezuela por nós mesmos”, acrescentou López.

Ou seja, não vai ser nem Washington e nem o governo chavista que fará isso. Ele diz que é preciso que seja feita uma espécie de mobilização de todas as forças democráticas de oposição para pressionar que se inicie um debate sobre a democracia na Venezuela.

Aquela ideia de que Maduro ia cair, os Estados Unidos iam assumir e a democracia ia chegar, obviamente não é o caso. Principalmente pelo fato de que o governo do Donald Trump não colocou por enquanto, nenhuma data para o início de um processo eleitoral.

Veja mais no YouTube da TMC: