Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
Gustavo Soler
Gustavo Soler
Gustavo Soler começou a carreira em 2013, e acumulou passagens por Federação Paulista de Futebol, Museu do Futebol, Portal R7 e Rádio Bandeirantes. Desde agosto de 2025, faz parte da equipe de esportes da TMC. Possui experiência como apresentador, comentarista como repórter de campo. Participou como repórter da Copa do Mundo de 2022 e da Copa do Mundo de Clubes de 2025, além de cobrir quatro finais de Libertadores em quatro países diferentes, além de torneios nacionais e estaduais. Foi setorista do Santos entre julho de 2020 até abril de 2022. Desde então, acompanha o dia a dia do Palmeiras. Também atua como apresentador no Canal Tá Lá Dentro, veículo especializado em Palmeiras, com mais de 100 mil inscritos.

Palmeiras atravessa o oceano para ampliar captação para a base

Alviverde conta com cinco jogadores africanos em suas categorias de base, um deles já treina com Abel

Referência na formação e captação de jovens jogadores para as categorias de base desde 2015, o Palmeiras segue ampliando seu leque de observação de talentos.

Recentemente, o Verdão adicionou três garotos da Seleção de Burkina Faso aos testes do elenco do Sub-15, Sub-16 e Sub-17, após os garotos se destacarem na disputa da Copa Fictor, organizada pelo próprio alviverde e sua antiga patrocinadora, que reuniu elencos de atletas até 17 anos.

O processo de captação e adaptação desses burquinenses está sendo encarado com muita satisfação, tanto que dois desses três atletas defenderam as cores do Palmeiras no torneio amistoso Bulls Cup, organizado pelo Red Bull Bragantino. O meio-campista Mohamed Konaté, de 15 anos, e o atacante Lionel Soubeiga, de 14 anos, foram a campo nesta competição, não oficial, que tinha limite de idade para garotos de até 16 anos.

Chérif Traoré, o terceiro jogador da Seleção Sub-17 de Burkina Faso que está em testes do alviverde, não disputou essa competição.

Por se tratarem de garotos menores de idade e estrangeiros, o trio burquinabê não pode disputar competições oficial de base e nem morar no Brasil. Desta forma, o trabalho feito pelo alviverde será o mesmo em comparação aos outros dois africanos que seguem no clube. Kone Zie e Tiecoura Konaté ficavam pequenos períodos na Academia de Futebol 2 (CT da Base palmeirense) e retornavam aos seus respectivos países para seguirem com os estudos e morando com a família.

Apenas com 18 anos completos esses atletas podem morar no Brasil e disputarem torneios oficiais de base e profissional.

Por sinal, o zagueiro Kone está inscrito para a disputa do Campeonato Paulista e tem treinado com frequência com o elenco de Abel Ferreira. O marfinense de 18 anos é um dos xodós de João Paulo Sampaio, coordenador das categorias de base do Verdão, e assinou contrato profissional com o clube até setembro de 2028.

Tiecoura Konaté, também zagueiro e com 2,01m de altura, ainda não pode disputar torneios oficiais. Apesar de já ter completado a maioridade, o defensor de Mali está resolvendo as questões contratuais para assinar seu vínculo oficial com a Sociedade Esportiva.

Atual campeão brasileiro Sub-20, o Palmeiras estreia na competição nesta sexta-feira (20), às 15h, contra o Grêmio, fora de casa. A partida pode marcar a estreia de Kone como atleta do Verdão em torneios oficiais.