Você já imaginou como o seu cão é afetado pelas chuvas? Medo de trovão, ansiedade por falta de passeio, latidos e destruição dentro de casa costumam aumentar quando os dias ficam mais chuvosos.
O adestrador, médico veterinário e colunista da TMC Bernardo Repsold, explica por que isso acontece e dá dicas de como acalmar os cães durante trovões e tempestades.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
“Nessa época de chuva é quando os problemas de comportamento dos cães aumentam, mas quase ninguém percebe. Tem muitos cães que tem medo no barulho de chuva, de trovão. O cachorro nessa época também ele passeia menos, então ele fica mais ansioso dentro de casa, ele destrói as coisas, late mais, fica super agitado”, explica o Bernardo Repsold.
Para melhorar o comportamento do cão, o primeiro passo é fazer com que o pet se acostume com esse barulho: “Primeira dica é você entrar no seu YouTube, pela TV ou celular, e colocar uma playlist com sons de trovão ou de chuva, durante a alimentação”, sugere o médico veterinário. Segundo ele, esse hábito vai fazer com que o cão associe esse som a algo positivo e aos poucos, perder o medo.
Outra dica é oferecer entretenimento: “Os cães precisam estar com a cabeça ocupada para eles não ficarem prestando atenção nesses estímulos e também não ficarem ansiosos pela falta de passeio. Então essa é uma boa oportunidade de você oferecer ossos ou outros petiscos que o deixem entretidos enquanto está rolando a chuva”.
Por fim, Bernando Repsold sugere que os tutores comprem uma caixa de transporte e deixe disponível para o cão: “É muito legal você ter uma dessa na sua casa, porque é como se fosse uma toquinha. Os cães são animais de toca. Dentro desse espaço, ele se sente bem, ele se sente protegido nesse período das chuvas”, explica.
