Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
Marina Izidro
Marina Izidro
Jornalista com experiência em coberturas internacionais, Marina Izidro acompanha de perto os desdobramentos políticos, sociais e econômicos do continente europeu. Sua coluna traz as notícias mais relevantes da Europa, com foco nas movimentações do Reino Unido e da União Europeia, impactando a economia e a cultura global.

Primeiro ministro britânico está no centro do “pior escândalo político do século”

Se o primeiro ministro britânico Keir Starmer já estava sob pressão pela forma como ele vem lidando com alguns problemas domésticos no Reino Unido, agora ele está no centro do que a revista “The Economist” está chamando de “o pior escândalo político deste século no Reino Unido”.

Isso por que os arquivos do caso Epstein mostraram uma conexão entre o ex-embaixador do Reino Unido nos EUA, Peter Mandelson, e Epstein.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

Mas quem é o Peter Mandelson? Ele é um político, era do Partido Trabalhista, foi embaixador do Reino Unido nos Estados Unidos, foi integrante da Câmara dos Lordes. Estou dizendo no passado por que ele teve que renunciar a todos esses cargos, porque o sobrenome dele é mencionado mais de 5.000 vezes nos últimos documentos divulgados pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, no caso Jeffrey Epstein.

E esses documentos sugerem que ele compartilhou com Epstein documentos confidenciais do governo britânico na época em que foi ministro do governo Gordon Brown (ex-primeiro ministro do Reino Unido).

Por causa disso, a polícia de Londres abriu uma investigação criminal para investigar as condutas dele enquanto ele estava nesse cargo público e, se condenado, pode até ser preso.

Fora todas as mensagens completamente inapropriadas trocadas entre Lord Mandelson e sobre mulheres.

Enfim, o ex-embaixador britânico nos EUA Peter Mandelson deixou o cargo no Partido Trabalhista, renunciou à Câmara dos Lordes e agora é alvo dessa investigação criminal.

Ele tem dito que se arrepende das suas ligações passadas, uma vez que a carreira política dele acabou.

Mas como é que isso tá respingando tanto em Downing Street, que é a sede do governo britânico? Porque foi o atual primeiro ministro britânico, Keir Starmer, que indicou Peter Mandelson para o cargo de embaixador do Reino Unido nos EUA no início do ano passado, mesmo sabendo que ele tinha ligações com Epstein.

E agora o governo britânico, que é liderado pelo Partido Trabalhista, está sobre pressão para publicar os documentos sobre essa decisão de indicar o Mandelson para esse cargo, que é super importante.

Então, Starmer tem enfrentado, muita pressão tanto da oposição quanto de integrantes do próprio partido. Não há detalhes de quando, se esses documentos vão vir a público, mas Starmer espera que a divulgação mostre que ele foi enganado por Mandelson.

Essa é a narrativa tanto do primeiro-ministro quanto de outros políticos que até querem substituí-lo, se ele perdeu o cargo, de que se trata de um traidor, de que eles foram enganados.

Veja mais no Youtube da TMC: