Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilCOP30: conheça o dicionário com os principais termos e...

COP30: conheça o dicionário com os principais termos e siglas da conferência do clima

NDC, blue zone, green zone, transição energética, saiba o que cada um desses termos significa para que você possa acompanhar as discussões que ocorrem em Belém

Por Maria Fernanda Viana

A 30ª Conferência das Partes (COP30), a mais alta cúpula da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (UNFCCC), começou nesta segunda-feira (10/11), em Belém (PA)

O Brasil recebe delegações de 170 países para discutir maneiras de conter o aquecimento global e problemas climáticos até o dia 21 de novembro. O evento também marca o lançamento do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), iniciativa do governo brasileiro que visa incentivar a conservação ambiental criando um sistema internacional de pagamento para países que preservam suas florestas para ajudar na absorção de carbono e no clima. 

Além disso,  a grande discussão sobre a COP30 será sobre a evolução dos avanços referentes à NDCS (Contribuições Nacionalmente Determinadas), que são discutidas a cada cinco anos. Esses foram alguns dos compromissos assumidos no Acordo de Paris, que há 10 anos estabeleceu o objetivo de limitar o aquecimento global a menos de 2ºC. 

Leia mais: Como funcionam as negociações na COP30 e o que o Brasil espera do encontro em Belém?

Confira abaixo o dicionário com os principais temas que estarão na mídia durante a COP30. 

  • 1,5°C: limite estabelecido no Acordo de Paris, em 2015, para limitar o aumento da temperatura até 2050 em comparação ao período industrial. 
  • Acordo de Paris: adotado durante a COP21 em substituição ao Protocolo de Kyoto, tem o  objetivo de limitar o aumento da temperatura média global a menos de 2°C. 
  • Adaptação climática: ações e projetos que possam gerar  impactos que impeçam o avanço do aquecimento global e adaptarem as sociedades para as possíveis mudanças de econômicas e climáticas
  • Agenda de Ação: sistema que visa implementar a mobilização de governos, empresas e organizações sociais nas soluções climáticas. 
  • Artigo 6: seção do Acordo de Paris que incentiva a cooperação internacional para reduzir emissões por meio da comercialização de créditos de carbono. 
  • Aquecimento global: aumento da temperatura média do planeta relacionado às atividades humanas e concentração de gases de efeito estufa.
  • Blue Zone: palco onde ocorrem as negociações oficiais da Cúpula dos Líderes e dos pavilhões nacionais. 
  • CMA: encontro das partes que financiam o que foi protocolado no Acordo de Paris nas COPs. 
  • Convenção do Clima (UNFCCC): Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, aberta para assinatura no Rio de Janeiro, durante a Eco-92, e entrou em vigor em 1994. Tem a meta de reconhecer que os países mais poluentes devem adotar maiores esforços para reduzir suas emissões . 
  • Combustíveis fósseis: principais fontes de energia responsáveis pelas emissões de gases de efeito estufa (petróleo, carvão e gás natural). 
  • COP (Conferência das Partes): principal fórum global sobre o clima, reúne países para discutir a implementação de compromissos climáticos.
  • Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF): lançado oficialmente na quinta-feira (6/11), é uma iniciativa do governo brasileiro que busca incentivar a conservação ambiental com o objetivo de criar um sistema internacional de pagamento para países que preservam suas florestas. 
  • Gases de Efeito Estufa (GEE): gases que absorvem e emitem radiação infravermelha, retendo calor na atmosfera e contribuindo para o aquecimento global. 
  • Green Zone: pavilhão onde ocorrem eventos da sociedade civil, instituições e líderes globais. 
  • GST (Balanço Global): apresentado pela primeira vez na COP28, em Dubai, é o balanço global que avalia o processo dos países no cumprimento das metas climáticas. 
  • INC (Comitê Intergovernamental de Negociação): comitê criado pela ONU em 1990 para redigir o texto da UNFCCC.
  • NDC (Contribuições Nacionalmente Determinadas): metas climáticas apresentadas por cada país a cada cinco anos.
  • Protocolo de Kyoto: assinado em 1997, é um acordo internacional que estabeleceu metas para redução de emissão dos países. Em vigor em 2005.
  • Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+): mecanismo da ONU que recompensa países em desenvolvimento pela redução de emissões relacionadas ao desmatamento florestal. 

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Imagem aérea mostra uma única árvore de copa verde e densa no centro de uma área seca e marrom, coberta por vegetação rasteira e galhos secos. O contraste de cores evidencia o isolamento da árvore em meio ao desmatamento ou degradação ambiental ao redor.

Amazônia perde 5.796 km² em um ano, mas ritmo de destruição desacelera, segundo INPE

O desmatamento na Amazônia brasileira caiu 11% entre agosto de 2024 e julho de 2025, segundo dados divulgados nesta...
A imagem, com uma iluminação natural e suave, apresenta o Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o Presidente da França, Emmanuel Macron, de pé, lado a lado, em um ambiente que parece ser uma floresta, possivelmente a Amazônia, como indicam os grandes troncos de árvores e a folhagem densa e escura no fundo.

Lula tem reunião bilateral com príncipe William, premiê Keir Starmer e Macron em Belém

Agenda desta quinta-feira (06/11) faz parte de eventos preparatórios para a COP30
Ministro Fernando Haddad fala ao microfone em palestra em evento em São Paulo

Haddad afirma esperar US$ 10 bi para fundo de proteção às florestas em evento pré-COP30

Ministro da Fazenda afirmou que a meta do TFFF deve ser alcançada até o final do próximo ano
Imagem mostra o letreiro da COP30, em Belém, com fonte branca sobre uma bancada marrom.

COP30 começa nesta segunda (10/11) com meta ambiciosa do Brasil para reduzir emissões

Expectativa é que até o fim da COP30, o evento em Belém receba 50 mil pessoas, entre delegados, negociadores, jornalistas e membros de movimentos sociais