Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioCOP 30COP30 entra na reta final sob pressão: o que...

COP30 entra na reta final sob pressão: o que já aconteceu e o que ainda trava Belém

Negociações avançam em combustíveis fósseis, florestas e financiamento, mas impasses entre países ricos e vulneráveis ameaçam o desfecho

Na última semana da COP30 no Brasil, os próximos dias marcam um ponto crítico na agenda climática global. No final de semana, será publicado a versão final do documento que vem sendo discutido ao longo das duas semanas.

Embora o foco oficial seja a implementação de compromissos existentes em vez da definição de novos acordos, o cenário é de urgência. Dados recentes da Organização Meteorológica Mundial (OMM) indicam que o mundo está mal posicionado para cumprir a meta de limitar o aquecimento a 1,5 °C.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

As negociações ganharam destaque sobre três eixos principais:

  1. Um roteiro para eliminação progressiva dos combustíveis fósseis, apoiado por mais de 80 países, exigindo que a transição energética seja acelerada.
  2. O tema do financiamento climático, onde os países em desenvolvimento pressionam por liberação de recursos, maior previsibilidade e reconhecimento de “dívida climática”.
  3. A ênfase brasileira em colocar as florestas tropicais, especialmente a Amazônia, no centro da COP30, como solução climática global combinando conservação, clima e desenvolvimento.

Contudo, impedimentos importantes persistem: a retórica de eliminação dos fósseis enfrenta resistência de grandes emissores e exploradores de petróleo, como a Arábia Saudita.

Em resumo, a COP30 se tornou uma corrida contra o tempo: o mundo se aproxima de uma janela cada vez menor para evitar os piores impactos climáticos, e o sucesso da conferência dependerá mais de como transformar metas em ações concretas, verificáveis e financiadas, do que de meras declarações.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

A imagem, com uma iluminação natural e suave, apresenta o Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o Presidente da França, Emmanuel Macron, de pé, lado a lado, em um ambiente que parece ser uma floresta, possivelmente a Amazônia, como indicam os grandes troncos de árvores e a folhagem densa e escura no fundo.

Lula tem reunião bilateral com príncipe William, premiê Keir Starmer e Macron em Belém

Agenda desta quinta-feira (06/11) faz parte de eventos preparatórios para a COP30
Ministro Fernando Haddad fala ao microfone em palestra em evento em São Paulo

Haddad afirma esperar US$ 10 bi para fundo de proteção às florestas em evento pré-COP30

Ministro da Fazenda afirmou que a meta do TFFF deve ser alcançada até o final do próximo ano
Foto área da Floresta Amazônica

Noruega e França injetam bilhões em fundo florestal do Brasil na COP 30

Anúncios em Belém reforçam aliança internacional para premiar países que preservam florestas tropicais
Imagem mostra o letreiro da COP30, em Belém, com fonte branca sobre uma bancada marrom.

COP30 começa nesta segunda (10/11) com meta ambiciosa do Brasil para reduzir emissões

Expectativa é que até o fim da COP30, o evento em Belém receba 50 mil pessoas, entre delegados, negociadores, jornalistas e membros de movimentos sociais