Na contagem regressiva para o encerramento da COP30, em Belém, a Turquia foi apontada como provável sede da próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP31). A escolha ainda não foi confirmada oficialmente, mas a imprensa turca já trata o anúncio como certo. A Reuters confirmou as informações.
A candidatura turca ganhou força após a Austrália, também interessada em sediar o evento, recuar da disputa. Segundo apuração da Folha de S. Paulo, o acordo prevê que a conferência de líderes e as negociações principais ocorram na Turquia, enquanto eventos preparatórios da pré-COP sejam realizados na Austrália.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
A 31ª edição do evento está prevista para acontecer em Andelaide, cidade costeira turca, em parceria com nações insulares do Pacífico, como Austrália e Nova Zelândia. O formato será inédito, com a chefia da conferência sendo compartilhada entre os dois países.
O arranjo ainda precisa ser validado pelo grupo regional da ONU conhecido como Estados da Europa Ocidental e Outros (WEOG), responsável por indicar a sede da COP31, conforme o rodízio geográfico entre as regiões.
Ministros do clima da Turquia e da Austrália estiveram em Belém para negociar os termos da parceria e articular o anúncio final, que deve ser feito ainda durante os últimos dias da COP30.
Com informações da Reuters
