Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioCOP 30Turquia deve sediar a COP31 após acordo inédito com...

Turquia deve sediar a COP31 após acordo inédito com Austrália e países do Pacífico

Anúncio oficial ainda não foi feito, mas imprensa local e fontes diplomáticas confirmam decisão compartilhada entre os dois países

Na contagem regressiva para o encerramento da COP30, em Belém, a Turquia foi apontada como provável sede da próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP31). A escolha ainda não foi confirmada oficialmente, mas a imprensa turca já trata o anúncio como certo. A Reuters confirmou as informações.

A candidatura turca ganhou força após a Austrália, também interessada em sediar o evento, recuar da disputa. Segundo apuração da Folha de S. Paulo, o acordo prevê que a conferência de líderes e as negociações principais ocorram na Turquia, enquanto eventos preparatórios da pré-COP sejam realizados na Austrália.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

A 31ª edição do evento está prevista para acontecer em Andelaide, cidade costeira turca, em parceria com nações insulares do Pacífico, como Austrália e Nova Zelândia. O formato será inédito, com a chefia da conferência sendo compartilhada entre os dois países.

O arranjo ainda precisa ser validado pelo grupo regional da ONU conhecido como Estados da Europa Ocidental e Outros (WEOG), responsável por indicar a sede da COP31, conforme o rodízio geográfico entre as regiões.

Ministros do clima da Turquia e da Austrália estiveram em Belém para negociar os termos da parceria e articular o anúncio final, que deve ser feito ainda durante os últimos dias da COP30.

Com informações da Reuters

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Imagem aérea mostra uma única árvore de copa verde e densa no centro de uma área seca e marrom, coberta por vegetação rasteira e galhos secos. O contraste de cores evidencia o isolamento da árvore em meio ao desmatamento ou degradação ambiental ao redor.

Amazônia perde 5.796 km² em um ano, mas ritmo de destruição desacelera, segundo INPE

O desmatamento na Amazônia brasileira caiu 11% entre agosto de 2024 e julho de 2025, segundo dados divulgados nesta...
A imagem, com uma iluminação natural e suave, apresenta o Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o Presidente da França, Emmanuel Macron, de pé, lado a lado, em um ambiente que parece ser uma floresta, possivelmente a Amazônia, como indicam os grandes troncos de árvores e a folhagem densa e escura no fundo.

Lula tem reunião bilateral com príncipe William, premiê Keir Starmer e Macron em Belém

Agenda desta quinta-feira (06/11) faz parte de eventos preparatórios para a COP30
Ministro Fernando Haddad fala ao microfone em palestra em evento em São Paulo

Haddad afirma esperar US$ 10 bi para fundo de proteção às florestas em evento pré-COP30

Ministro da Fazenda afirmou que a meta do TFFF deve ser alcançada até o final do próximo ano
Imagem mostra o letreiro da COP30, em Belém, com fonte branca sobre uma bancada marrom.

COP30 começa nesta segunda (10/11) com meta ambiciosa do Brasil para reduzir emissões

Expectativa é que até o fim da COP30, o evento em Belém receba 50 mil pessoas, entre delegados, negociadores, jornalistas e membros de movimentos sociais