Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasil“Catástrofe inédita”: Ratinho Junior anuncia calamidade pública após destruição...

“Catástrofe inédita”: Ratinho Junior anuncia calamidade pública após destruição no Paraná

Governador confirma ventos acima de 250 km/h, 90% das casas destruídas em Rio Bonito do Iguaçu e início imediato da reconstrução das cidades

O governador Carlos Massa Ratinho Junior classificou como uma “catástrofe sem precedentes” o tornado que devastou o centro-sul do Paraná na sexta-feira (7/11). O fenômeno, com ventos estimados acima de 250 km/h, destruiu quase 90% das casas e comércios de Rio Bonito do Iguaçu e deixou um rastro de destruição também em Candói e Entre Rios, distrito de Guarapuava.

“Nunca vimos nada igual”

Durante a madrugada, equipes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e da Secretaria da Segurança Pública foram mobilizadas para os municípios atingidos.

“Desde os primeiros relatos, nós movimentamos todas as equipes do interior e da capital para apoiar as famílias desabrigadas e socorrer as vítimas. O Hospital de Laranjeiras do Sul já atendeu mais de 200 pessoas feridas”, afirmou o governador.

Ratinho Junior confirmou que ambulâncias, CIATs e tropas de várias regiões, incluindo Cascavel, Guarapuava, Curitiba, Londrina e Maringá — foram deslocadas para reforçar o atendimento. Segundo ele, novas equipes de resgate chegaram ao local por volta das 4h da manhã.

Calamidade e reconstrução

O governador adiantou que vai decretar situação de calamidade pública para agilizar a resposta do Estado.

“Isso nos dá mais velocidade para reconstruir as cidades, abastecer as máquinas das prefeituras com óleo diesel e colocar maquinário pesado nas ruas”, explicou.

A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) já prepara uma estratégia emergencial para construção de novas moradias. A primeira etapa é a criação de alojamentos temporários para abrigar as famílias que perderam suas casas.

Leia mais: Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Tornado nível 3 e destruição total

De acordo com o governador, o fenômeno é considerado de nível 3, o mais intenso já registrado nas últimas quatro décadas no Paraná.

“Nós vimos silos gigantescos indo ao chão, postos de gasolina completamente destruídos. Foi um tornado de força devastadora, algo que o estado não presenciava há 30 ou 40 anos”, disse Ratinho Junior.

O governador afirmou que a prioridade neste momento é garantir atendimento médico, segurança e apoio psicológico às vítimas. “Agora cabe a nós preparar uma força-tarefa para reconstruir as cidades e dar amparo às famílias atingidas”, concluiu.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.
A fotografia, capturada em um ambiente de rua, numa comunidade, mostra um grupo de homens, alguns deles detidos, sendo conduzidos por policiais militares.

Rio amanhece sem vias obstruídas após chuva de tiros, bombas e morte de ao menos 64

Operação mobilizou as polícias Civil e Militar contra criminosos do Comando Vermelho, nos complexos da Penha e do Alemão
Homem caminha em rua alagada devido a chuva forte

Ciclone em SP: Defesa Civil alerta para tempestades e ventos de até 115 km/h no fim de semana

O fenômeno deve intensificar o avanço de uma frente fria e, somado ao calor pré-frontal, pode gerar tempestades severas, com risco de granizo, raios e rajadas de vento extremas
Avião da Gol voando

Mito das passagens baratas? Veja 3 medidas das cias aéreas que não baixaram os preços

Desde 2017, mudanças significativas foram impostas aos passageiros, sob a justificativa de criar tarifas mais baratas, mas dados da Anac mostram alta de 25% até 2024