Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilGoverno diz que ainda é impossível medir a destruição...

Governo diz que ainda é impossível medir a destruição total causada por tornado no Paraná

Ministro Waldez Góes afirma que ainda não é possível medir a dimensão total dos estragos e anuncia recursos emergenciais para reconstruções no Paraná

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, afirmou neste domingo (09/11) que ainda não é possível dimensionar todos os danos provocados pelo tornado que devastou Rio Bonito do Iguaçu (PR) e atingiu ao menos outras 11 cidades do Centro-Sul do estado. Segundo ele, o momento é de “solidariedade e ação” para garantir atendimento às famílias e restabelecer serviços essenciais.

Leia mais: Governo Federal aciona Caixa para liberar FGTS após tornado devastar cidades no Paraná

90% da cidade destruída

De acordo com a Defesa Civil, 90% da área urbana de Rio Bonito do Iguaçu sofreu destruição de infraestrutura. O tornado deixou seis mortos — cinco no município mais afetado e um em Guarapuava. Equipes federais visitaram áreas urbanas e rurais para avaliar o estrago.

Góes afirmou que já há necessidade imediata de R$ 15 milhões apenas para construir uma nova escola e um ginásio, enquanto técnicos seguem contando casas destruídas e prejuízos privados e públicos. O ministro destacou que prefeituras devem pedir recursos emergenciais imediatamente, sem esperar o balanço final.

União das três esferas e mobilização federal

O ministro reforçou que União, Estado e municípios precisam atuar juntos para acelerar o atendimento. “Nós não temos problema de recepcionar nenhuma demanda”, disse. Ele também afirmou que o presidente Lula determinou que tudo o que for necessário para reconstrução seja garantido.

O governo mobilizou equipes do INSS, que avaliam antecipação de benefícios e auxílios, e da Força Nacional do SUS, com profissionais especializados em saúde, logística e atendimento pós-desastre.

Leia mais: Tornado arrasa cidade no Paraná e moradores relatam terror em “40 segundos de fim do mundo”

Energia e situação de calamidade

A Copel informou que conseguiu restabelecer 49% da rede elétrica de Rio Bonito do Iguaçu até este domingo. O governador do Paraná, Ratinho Junior, decretou estado de calamidade, permitindo gastos emergenciais e facilitando acesso a verbas federais.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Árvores caídas causaram transtornos e falta de energia em São Paulo

Ventos fortes deixam 2 milhões de imóveis sem luz em SP; Sabesp relata falta d’água

Na capital, as rajadas atingiram 98 km/h por volta das 8h, conforme medição da Defesa Civil, resultando em centenas de quedas de árvores
Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

A falta de eletricidade impede o bombeamento de água para as residências após ventania registrada nesta quarta-feira (10/12) na capital e na Região Metropolitana de São Paulo
Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.
Confira os números mais sorteados da história da Mega da Virada

Quais os números mais sorteados na Mega da Virada até agora?

Os jogadores buscam todas as estratégias para aumentar as chances de vencer na loteria especial