Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioDestaqueCâmara mantém mandato de Glauber Braga, mas aprova suspensão...

Câmara mantém mandato de Glauber Braga, mas aprova suspensão de seis meses ao deputado

Deputado do PSOL, Glauber Braga teve mandato de deputado mantido pelo plenário da Câmara; no lugar, levou uma suspensão de seis meses

A Câmara dos Deputados votou, na noite desta quarta-feira (10/12), pela manutenção do mandato do deputado Glauber Braga (PSOL), alvo de um processo de cassação por quebra de decoro por expulsar um militante do Movimento Brasil Livre (MBL) da Casa, em abril de 2024. No lugar, o plenário aprovou uma emenda que dá uma suspensão de seis meses ao parlamentar.

A votação ocorreu um dia após o parlamentar ser retirado à força da mesa da presidência da Casa, após ocupá-la em forma de protesto.

Na época, Glauber se envolveu numa briga dentro da Câmara, ocasião em que empurrou e chutou Gabriel Costenaro da Casa Legislativa. Toda a ação foi filmada e ganhou repercussão na internet.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

A cassação foi pedida pelo Novo. Na sequência, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar aprovou parecer favorável do relator Paulo Magalhães (PSD) pela perda do mandato de Glauber por “abusar das prerrogativas parlamentares”, num placar de 13 contra 5.

Leia mais: CCJ aprova cassação de Carla Zambelli por 32 votos a 2; plenário dará a palavra final

Para se defender, Glauber afirmou que agiu contra o militante do MBL após sofrer perseguição por parte dele e por ofensas proferidas contra a mãe do parlamentar, acometida por Alzheimer avançado.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você