Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaDaniela Lima: "EUA mantiveram vice chavista no poder para...

Daniela Lima: “EUA mantiveram vice chavista no poder para evitar guerra civil”

Delcy Rodríguez deve ter postura pragmática em negociações com Donald Trump, diz colunista

Os Estados Unidos mantiveram Delcy Rodríguez, uma “chavista raiz”, no poder para evitar uma guerra civil na Venezuela, afirmou a colunista Daniela Lima à TMC, nesta segunda-feira (05/12).

Delcy era a vice-presidente de Nicolás Maduro e foi elevada à posição de presidente interina do país no fim de semana, após a captura do líder venezuelano pelas forças militares dos EUA.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

“Temos uma série de dúvidas, mais dúvidas do que certezas na Venezuela, porque a ideia de que haveria uma troca ou queda do regime chavista não está se concretizando até agora”, declarou a jornalista.

“A Delcy é uma chavista raiz. Não é chavista ‘nutella’. A aposta de quem está conversando com a presidente interina é de que ela vai negociar pragmaticamente o que os EUA querem: petróleo e riquezas minerais. A Venezuela não é só a maior reserva de petróleo do mundo. É também uma reserva importantíssima de ouro.”

“A expectativa hoje é de que a Delcy permanecerá no poder, negociando pragmaticamente com os EUA os seus interesses econômicos, mantendo o chavismo na cadeira até que se chame novas eleições. A partir daí, veremos uma disputa bastante pautada apela interferência americana, provavelmente a ser vencida pela oposição.

Daniela Lima lembrou que os EUA têm em seu histórico invasão não muito bem-sucedidas, como a que ocorreu no Iraque no início do século.

“Temos o Iraque na memória. A Venezuela tem 31 milhões de habitantes. E, por força da ideologia chavista, a Venezuela é um dos países mais armados da América Latina. E não estou fazendo de poderio bélico do Estado, falo de uma sociedade armada”, afirmou.

“Ontem (domingo) passei o dia inteiro acompanhando os pronunciamentos de diversas autoridades locais. A prefeita de Caracas chamou às ruas as milicas chavistas para proteger Caracas com a própria vida. Temos uma população fortemente armada lá. O chavismo é a única força política organizada na sociedade venezuelana e está fortemente armado. O que os EUA não precisam no momento é de uma guerra civil e por isso mantêm uma chavista raiz no poder.”

Assista ao comentário:

Colômbia e China

Para a jornalista, as ameaças à Colômbia e à Cuba podem escalar o conflito na região.

“A China é a maior parceira comercial da Venezuela. Precisa do petróleo venezuelano. A China também tem negócios na Colômbia. Se as ameaças crescerem, o Donald Trump está chamando o Xi Jinping para uma sala de conflitos.”

Leia mais: Colômbia condena fala de Trump sobre operação militar no país

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta segunda-feira (13), no Vaticano, com o papa Leão...
Lula condena captura de Maduro pelos EUA e cobra resposta “vigorosa” da ONU

Lula condena captura de Maduro pelos EUA e cobra resposta “vigorosa” da ONU

Presidente foi às redes sociais para comentar bombardeios e reforça pedido por diálogo e cooperação
Etiópia confirma 14 casos e 9 mortes por vírus Marburg

Etiópia confirma 14 casos e 9 mortes por vírus Marburg

CDC dos EUA enviou especialistas para auxiliar autoridades locais no controle da situação
Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Este será o primeiro encontro entre as autoridades dos dois países após a conversa entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump