A última e emocionante rodada do Brasileirão Série A terminou de forma melancólica para os dois representantes do Ceará. Com as derrotas para Botafogo e Palmeiras, respectivamente, as duas equipes do Nordeste estão rebaixadas para a Série B do futebol nacional.
No Rio, o Fortaleza tinha a vantagem na tabela de classificação em relação a Vitória e Internacional, mas enfrentava um adversário que também buscava a vaga direta na próxima Copa Libertadores. E até saiu na frente com Breno Lopes, mas viu o Botafogo virar com gols de Montoro e Artur Cabral. Um pênalti convertido por Bareiro, no segundo tempo, reacendeu as esperanças, mas Marçal e Mateo Ponte garantiram os 4 a 2 para o Fogão, confirmando o rebaixamento do Leão.
Jogando em casa, o Ceará contava com a força de seu torcedor diante do Palmeiras e também começou bem: Pedro Raul marcou logo aos 11 minutos e colocou o Vozão na frente, mas Facundo Torres, Ramón Sosa e Flaco López definiram a vitória dos paulistas.
No Sul do país, o Internacional conseguiu o resultado que o tirou da Série B ao vencer o Red Bull Bragantino por 3 a 1 no Beira-Rio. Mercado, Alan Patrick (de pênalti) e Carbonero marcaram os gols da vitória que, combinada aos resultados dos cearenses, confirmaram a permanência do Colorado na elite do futebol nacional.
Além de Fortaleza e Ceará, estão rebaixados Juventude e Sport Recife, que já conheciam seu destino com rodadas de antecipação.
