Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilGoverno dos EUA tira Moraes e esposa da lista...

Governo dos EUA tira Moraes e esposa da lista de sancionados da Lei Magnitsky

Medida busca asfixiar os alvos financeiramente, como punição por práticas contra os direitos humanos

O governo americano retirou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e a esposa dele, Viviane Barci, lista de sancionados da Lei Magnitsky. A medida busca asfixiar os alvos financeiramente, como punição por práticas contra os direitos humanos.

O magistrado está na mira das punições de Donald Trump desde 30 de julho, consequência da condução dele no processo que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Segundo informações da Reuters, as sanções contra o Lex Instituto de Estudos Jurídicos, controlado por Viviane e outros integrantes da família, também foram removidas.

Contexto das sanções

A ala mais ideológica da gestão de Donald Trump vê Moraes como um violador dos direitos humanos, influenciada por brasileiros que estão nos EUA, como o deputado Eduardo Bolsonaro e o jornalista Paulo Figueiredo. O ministro é o relator dos processos envolvendo o 8 de Janeiro e das ações penais contra Bolsonaro, generais e ex-integrantes do governo anterior, todos condenados no processo da trama golpista.

Leia mais: STF forma maioria pela perda imediata do mandato de Carla Zambelli

Para sancionar Moraes, a Casa Branca também justificou abuso de autoridade do ministro sobre decisões que miravam big techs americanas, a exemplo da queda de braço com o X e Rumble, ocaisão em que as plataformas foram obrigadas a bloquearem perfis e a repassarem informações de investigados.

Conversa entre Lula e Moraes

O possível fim das sanções contra Moraes ocorrem após conversas entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Trump. No dia 2 de dezembro, ambos se falaram por telefone. Em seguida, o líder americano elogiou o brasileiro e destacou que ambos conversaram sobre comércio e sanções.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais
Imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro durante o interrogatório dele no STF no processo que apura tentativa de golpe de estado

No último dia do prazo, defesa de Bolsonaro pede ao STF redução da pena por tentativa de golpe

No documento, os advogados afirmam que houve cerceamento de defesa, falhas no cálculo das penas e uso de uma delação “viciada e contraditória” do tenente-coronel Mauro Cid